Com apresentação on-line, a Honda mostrou pela primeira vez a nova geração do HR-V. O SUV agora tem visual cupê, sistema híbrido e:HEV e maior tecnologia a bordo.
Apesar de ser apenas um protótipo apresentado pela montadora, o SUV não receberá mais alterações no visual. Portanto, o HR-V chegará mais alto e com rodas maiores como mostram as imagens previamente divulgadas. Na dianteira o carro apresenta uma grande grade central cromada faróis em LED com visual mais afilado. Já na traseira o visual tem herança do seu irmão maior CR-V, com lanternas em LED interligadas por uma barra.
Outra semelhança com seu irmão maior é a plataforma. O HR-V é baseado na plataforma global B, semelhante também ao utilizado por seus irmãos, especialmente o Jazz (Fit) e Jazz Crosstar.
A Honda ainda não divulgou as medidas totais do carro.
No quesito motorização o HR-V está equipado com o sistema híbrido composto pelo motor 1.5 i-VTEC a gasolina associado a um gerador/propulsor, controlado por uma Unidade de Potência Inteligente localizado na parte traseira do veículo. No conjunto, a potência disponível é de 131 cv com 25,5 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm.
Já na parte interna, ponto alto fica por conta da modernidade. O cluster agora é totalmente digital, com multimídia de 9” e espelhamento para smartphones. Outro destaque é o pacote ‘Honda Sensing’, que inclui o sistema de frenagem de emergência na cidade, controle de cruzeiro adaptativo, alerta para mudança involuntária de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras funcionalidades.
Na Europa, as primeiras unidades estão programadas para serem entregues em fevereiro de 2022. No Brasil, a Honda já registrou o veículo no INPI e deve ter sua produção iniciada no início do próximo ano em Itirapina (SP).