Em versão única – a topo de linha Touring –, o CR-V 2021 está chegando à rede de concessionários da marca japonesa por esses dias. Produzido nos EUA, o carro traz como maior novidade a incorporação da tecnologia Honda SENSING, de segurança e assistência ao condutor. 

Em termos visuais, por fora, o carro traz grade dianteira e para-choque redesenhados, dando maior destaque a um novo par de faróis de neblina, que agora têm iluminação em LED, assim como os faróis. A ideia, segundo o fabricante, é passar uma imagem de maior robustez. 

O carro ganhou também novas rodas de aro 18, construídas em liga leve e revestidas com pintura escurecida. Há novos frisos, cromado na lateral e em preto brilhante na traseira. Ali, o tom escuro também está no fumê das lanternas. O para-choque tem novo desenho e as ponteiras do escapamento agora têm formato retangular. 

Leia mais:
+ Honda anuncia prazo para fim de seus carros a combustão
+ Accord será o primeiro híbrido da Honda no Brasil
+ Renault limitará em 180 km/h a velocidade máxima dos carros

A cereja do bolo, no entanto, é a chegada do teto solar panorâmico, que amplia a sensação de espaço na cabine, especialmente para os passageiros do banco de trás. 

Por dentro  

Um novo console, agora com uma bandeja retrátil que acomoda objetos de formatos diferentes, é a grande novidade do interior do CRV-2021. O acabamento ali, assim como em partes do painel e das portas, tem um padrão que lembra madeira. Um carregador para celular sem fio e portas USB em uma posição mais cômoda completam o pacote. 

O som ganhou um novo subwoofer no porta-malas, fazendo com que a “equipe de alto-falantes” agora tenha nove componentes. A central de multimídia de sete polegadas incorpora GPS e é compatível com os padrões Apple e Android, para emparelhamento de smartphones. 

Num movimento contrário ao que parecia ser uma tendência de mercado, a Honda colocou um botão “físico” para regulagem de volume (para o som em geral) no painel, próximo à multimídia. Neste caso, um recuo muito bem-vindo: é muito mais fácil para se mexer e não desvia a atenção do motorista. 

O CR-V agora conta, também, com um sistema start-stop – que a Honda chama de Idle Stop –, que desliga e religa o motor de modo quase imperceptível em paradas em sinais de trânsito, por exemplo. 

Segurança e assistência 

Mas a grande novidade do modelo para este ano é a incorporação do sistema Honda SENSING, um pacote tecnológico que estreou aqui no Brasil recentemente a bordo do sedã Accord e que têm como foco a segurança e a assistência ao condutor. 

Dele fazem parte o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade (ACC), com função LSF para manter a distância em relação ao carro à frente em baixas velocidades – como num congestionamento, por exemplo. 

Há ainda um sistema de aviso e mitigação (diminuição de danos) de colisões e assistência de manutenção de faixa, com auxílios automáticos no caso de saída involuntária da pista, que usa câmera e radar para monitorar o caminho à frente, além de um monitor que avalia e avisa o motorista sobre desatenção ou cansaço, sugerindo, com um ícone no painel, uma pausa para um café.  

A tecnologia de segurança também está presente no sofisticado sistema de controle de estabilidade Agile Handling Assist (AHA), capaz de frear de forma alternada e rápida as rodas para “arredondar” as curvas do caminho, literalmente apontando o carro para a direção certa.  

Além desses, o CR-V mantém outros recursos que já existiam em versões anteriores e em outros modelos da marca, como o LaneWatch, que usa uma câmera instalada no espelho retrovisor do lado direito para projetar no painel imagens em ângulo mais aberto dos “pontos cegos” e monitor da pressão dos pneus. 

Recursos de conforto e praticidade 

Para facilitar a vida de seu proprietário, o SUV médio da Honda oferece partida remota do motor, ar-condicionado digital de duas zonas com saída de ar traseira, freio de mão elétrico, tomadas USB na traseira e bancos dianteiros com regulagem elétrica. 

A partida é por botão (com chave presencial) e basta que o motorista se afaste mais de dois metros do carro por mais de dois segundos para que as portas sejam trancadas automaticamente. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento a distância, pela mesma chave, além de acionamento por movimento do pé sob o para-choque. 

Mecânica turbinada 

O CR-V 2021 Touring mantém sob o capô o motor de quatro cilindros, 1,5 turbo com injeção direta de combustível. Embora seja o mesmo usado no HRV e no Civic em suas versões Touring, aqui é oferece um pouco mais de fôlego: 190 cv de potência e 24,5 kgfm de torque.  

O câmbio é automático CVT e a tração é permanente nas quatro rodas, com um sistema que dosa automaticamente o quanto de força é direcionado a cada uma delas, de acordo com a aderência necessária. 

Para este ano, o CR-V Touring está disponível nas cores Topaz White Pearl, Crystal Black Pearl e Platinum Silver Metallic, com acabamento interno podendo ser em marfim, preto ou cinza, dependendo do padrão escolhido para a carroceria.  

A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e o preço sugerido é de R$ 264.900,00, válido para todo o país, exceto o Estado de São Paulo e a cidade de Manaus, onde a tributação é diferenciada. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here