Por mais que as sanções dos Estados Unidos tenham prejudicado a Huawei no mercado de smartphones, a gigante chinesa continua apostando em novas tecnologias. Nesta semana, fontes em Pequim confirmaram que a companhia está se preparando para fabricar carros elétricos.

Seguindo o exemplo da Xiaomi e de outras compatriotas, a Huawei sabe que existe uma grande janela de oportunidade no segmento de veículos elétricos e inteligentes. Por isso, a empresa iniciou uma rodada de conversas com a estatal chinesa Changan Automobile para um possível compartilhamento de fábricas.

Atualmente, a estatal monta carros da Ford na China. Por isso, a Huawei busca essa parceria estratégica com a empresa. Mesmo assim, também há conversas com a montadora BluePark New Energy para um possível plano b.

As fontes também informam que Richard Yu, presidente da Huawei, está chefiando a nova divisão de automóveis dentro da empresa. Isso porque o executivo ficou conhecido como o responsável por levar a fabricante ao topo do mercado global de smartphones.

Procurada para comentar o assunto, a Huawei negou que esteja projetando um carro elétrico:

Huawei não é fabricante de automóveis. No entanto, por meio de ICT (tecnologia de informação e comunicação), pretendemos ser um fornecedor digital de componentes novos e orientados para o carro, permitindo que os OEMs (fabricantes de equipamentos originais) construam veículos melhores.

Já a Changan e a BluePark não quiseram se manifestar. Mesmo assim, as ações das empresas subiram após a publicação da possível parceria com a Huawei. Isso porque a fabricante tem nome muito consolidado no mercado interno da China e a sua entrada nesse novo segmento pode alavancar a venda de veículos elétricos no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here