Sem sombra de dúvida que um dos maiores fatores a ter em conta na decisão da compra de um carro elétrico é a autonomia do mesmo. Afinal de contas apesar de uns 200 km de autonomia da bateria serem suficientes para o uso em cidade, a verdade é que isto não agrada a todos os entusiastas.
Dito isto, Hyundai Kona (Kauai) aumentou eficiência do modelo e eleva a autonomia de 450km para 484km!
Ora bem, muitas vezes para existir aumentos de autonomia, é necessário alterar motores, adicionar mais baterias ou até de atualizações no Software destes carros. Mas de forma bem curiosa, nada disto aconteceu neste modelo.
O Hyundai Kona mantém os mesmos motores e até a mesma bateria de 64kWh! O que mudou então?
A grande mudança é a redução do coeficiente de arrasto do carro. Algo que foi alcançado devido a mudanças físicas na parte inferior da carroçaria que por sua vez ajudam a reduzir o atrito mecânico e também a reduzir a fricção com a estrada.
Atenção, estas mudanças começam a ser colocadas nos modelos construídos a partir de Julho.
Curiosamente, não foram discriminadas quais as alterações especificas realizadas no chassi para o aumento de autonomia do Hyundai Kona. No entanto um pormenor fácil de identificar foram os pneus de menor resistência de rolamento da Michelin.
O aumento de autonomia foi averbado oficialmente pelo teste WLTP para 484km!
Tudo isto são boas noticias para os entusiastas até porque devido à enorme eficiência dos motores eléctricos, cada redução de atrito é capaz de oferecer resultados notáveis.
Afinal de contas as baterias continuam a ser o grande “tendão de Aquiles” dos carros 100% elétricos. Devido ao enorme peso que adicionam ao carro, o espaço de ocupam e a energia que conseguem armazenar.
Em suma o Hyundai Kona vai manter quase tudo deverás semelhante à versão inicial, desde a bateria, os motores e até aos seus 201 cavalos de potência disponíveis. As mudanças foram subtis mas notáveis e o aumento de autonomia é sempre bem vindo. Dito isto, se quiser um destes modelos saiba que o seu preço base começa nos 39.100€.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].