Por que não levar um carro-conceito para a linha de produção? Esta parece ter sido a dúvida levantada pelos executivos que aprovaram a nova geração do Hyundai Tucson. O novo Tucson, que entrará na quarta geração, foi revelado com um estilo mais moderno, trazendo mais tecnologia do que nunca e com uma gama de inclui versões eletrificadas. O carro surpreendeu ao apresentar um design radical, que chocou parte da comunidade automotiva.
Ainda não sabemos quando o novo Hyundai Tucson chegará ao Brasil e se manterá todas as características de design apresentados na Coreia. O modelo brasileiro de terceira geração é produzido na fábrica da Hyundai Caoa em Anápolis (GO). Por´-em, uma coisa já é certa: perto dele, os atuais concorrentes parecem monótonos. A grande mudança está na parte frontal, que tem uma grade gigante e os faróis nas extremidades. Quando o carro é desligado, esses se misturam com a grade.
As laterais apresentam linhas nítidas, com caixas de rodas exageradas e longe das luzes. Uma faixa prateada acima das janelas tem a intenção de deixar o carro mais elegante. Na traseira, há uma barra de luz em toda a largura da tampa conectando as lanternas. O limpador traseiro fica escondido sob o spoiler.
O novo Tucson é 2 cm mais comprido e 1,5 cm mais largo do que o anterior. A distância entre-eixos também cresceu. Assim, houve um ganho de 2,6 cm para as pernas e o porta-malas tem capacidade entre 546 e 620 litros, dependendo do motor da versão. Por dentro, o carro traz um painel de instrumentos digital de 10,25”, além de um display tátil central que se conecta ao console. Igual ao que já vimos no Hyundai Santa Fe, o design do painel flui em direção às portas.
Ar-condicionado de três zonas, assentos dianteiros aquecidos ou ventilados (e traseiros aquecidos) são detalhes de conforto. A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e oferece uma série de aplicativos pelo BlueLink da Hyundai. Até mesmo um “modo de dormir” para o banco traseiro o carro oferece, reduzindo o volume dos alto-falantes do banco de trás. Pode ser útil em viagens com crianças pequenas. Itens de segurança também estão incluídos no pacote.
Em termos de propulsão, o sistema híbrido usa um motor a gasolina e entrega 230 cv de potência combinada. O mesmo motor também estará disponível com 150 cv e 180 cv em sistema híbridos leves. O motor de 150 cv também estará disponível sem a hibridização leve. Finalmente, um motor a diesel de 136 cv será usado em outro híbrido leve. Haverá ainda um novo Tucson híbrido plug-in, mas a Hyundai não deu nenhum detalhe sobre ele.
Veja também: