Finalmente o Hyundai Santa Fé muda no Brasil. Deixando para trás a geração anterior, que teve duas variantes de tamanho, o novo SUV desembarca no país com preço bem alto: R$ 297 mil. No entanto, apesar de coisas novas, o importado continua com alguns itens velhos e desatualizados, que já deveriam ter sido substituídos.
Um deles é o motor Lambda II 3.5 V6, que ainda sustenta injeção indireta de combustível, tal como os motores do começo do século. Ele entrega 280 cavalos a 6.300 rpm e somente 34,3 kgfm a elevados 5.000 rpm. Porém, agora o câmbio automático tem oito velocidades, o que foi um bom ganho para o SUV coreano.
O Novo Santa Fé tem ainda sistema de tração nas quatro rodas para manter tudo em casa. O SUV explora o mesmo estilo impactante, visto no bem-sucedido Venue, por exemplo. Agora, o modelo traz todo o conjunto ótico em LED, incluindo repetidores de direção.
Outro item de destaque é o conjunto de rodas aro 19 polegadas, tendo ainda interior com acabamento em tons de preto ou bege, enquanto o exterior tem opção de cores prata, branco, cinza e preto. O ambiente vem com cluster análogo-digital com tela de 7 polegadas, além de multimídia com tela de 8 polegadas.
Esta vem com os sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto, enquanto o som é Infinity com 10 alto-falantes, incluindo dois estéreos e amplificador. O Novo Santa Fé tem teto solar panorâmico, volante multifuncional com paddle shifts, bússola no retrovisor eletrocrômico e tampa traseira com abertura e fechamento elétrico.
Com sete lugares, o Hyundai Santa Fé 2020 também inclui no pacote entrada e partida sem chave, ar condicionado dual zone, bancos em couro, monitoramento em 360 graus, câmera de ré, sensores de colisão frontal e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, farol alto automático, múltiplos airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa e controle de descida.