A montadora sul-coreana Hyundai pode ser escolhida como a parceira da Apple no desenvolvimento de um carro elétrico. A proposta de aliança já estaria nas mãos da fabricante, que ainda não deu uma resposta definitiva à Maçã.
Segundo o site Hankyung, a Hyundai seria a responsável pela fabricação do carro elétrico e também pelo desenvolvimento de uma nova bateria que seria a principal fonte de energia do modelo. O prazo para o lançamento ficaria para 2027 e não envolve necessariamente um sistema de piloto automático. Recentemente, a Hyundai iniciou a divulgação de um novo carro elétrico próprio, o Ioniq 5.
A Hyundai não é a única montadora consultada pela Apple e todas as conversas ainda estão em fases bastante iniciais. Porém, o simples rumor de que a empresa estaria envolvida fez as ações da marca em Seul dispararem em 19% nesta quinta-feira (7) — fechando o dia com o maior valor dos últimos 20 anos.
Vai demorar
Conversas a respeito de um “Apple Car” já circulam há alguns anos, primeiro com a empresa assumindo todo o projeto e depois buscando eventuais companhias especializadas para cuidar da produção. Um relatório publicado em dezembro do ano passado indica que o prazo pode ser expandido para além de 2028, devido aos padrões exigidos pela companhia e mudanças no setor de carros elétricos.