As principais montadoras do mundo têm trabalhado nos últimos anos para começar a substituir seus modelos movidos a gasolina por veículos elétricos. A Jeep já lançou alguns de seus modelos, sendo o Wrangler 4xe o mais recente deles, e até mesmo marcas esportivas como a Audi planejam o lançamento de carros elétricos, como o E-Tron GT.
Entre as marcas mais populares, a sul-coreana Hyundai é uma das marcas que mais tem investido no segmento. Além de desenvolver um conceito de interior de um carro elétrico em parceria com a LG, o IONIQ Cabin Concept, a fabricante tem mantido contato com a Samsung para a produção dos veículos movidos a eletricidade.
Agora, sem querer, a Hyundai acabou divulgando de maneira antecipada os detalhes de sua próxima grande linha de carros elétricos. A companhia publicou uma página dedicada à família IONIQ, que englobará seus futuros automóveis elétricos, mas já a retirou do ar. Mesmo assim, o site Web Archive acabou salvando o conteúdo, propagado então pela mídia.
Segundo a página removida, o primeiro modelo da empresa na nova linha será o IONIQ 5, um E-CUV, tipo de veículo com motores elétricos que estaria posicionado entre os sedãs e os SUVs tradicionais. O automóvel conta com especificações robustas, incluindo um motor de 230 kW, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em pouco mais de 5 segundos.
Seus maiores destaques, no entanto, estariam na autonomia, que atingiria nada menos que 280 milhas, ou algo em torno de 450km, com a bateria 100% carregada, e na velocidade de seu carregamento. Em uma estação apropriada, o IONIQ 5 poderia recuperar 60% de carga em apenas 15 minutos.
Diante da disseminação das informações, a Hyundai se posicionou sobre o vazamento, afirmando que a produção em massa deve começar apenas em 2022 e que esta seria apenas uma primeira edição do carro. Assim sendo, podemos esperar que muitas melhorias ainda sejam feitas até lá.