A Iberdrola está a apostar no negócio da mobilidade elétrica e assegurou o direito a instalar e operar seis postos de carregamento no interior do país, nomeadamente em Montalegre, Bragança, Castelo Branco e Beja.
A empresa espanhola, que é um dos maiores comercializadores de eletricidade em Portugal, vai instalar três postos duplos de 22 kilowatts (kw) em Montalegre, que serão propriedade do município, mas operados pela Iberdrola durante três anos.
Além desses, a Iberdrola vai operar outros três postos em Bragança, Castelo Branco e Beja, mas estes serão ultra-rápidos, com uma potência de 150 kW, que permitirá carregar até 80% da bateria de um carro elétrico em 20 minutos. Nestas localizações os postos pertencem à rede Mobi-E, mas serão operados pela Iberdrola durante 10 anos.
Os postos estarão instalados até 31 de outubro, indica a empresa em comunicado.
“Estas adjudicações refletem o empenho da Iberdrola na mobilidade eléctrica no nosso país. Começar por municípios do interior é para nós importante, pois demonstra que a transição energética deve estar ao alcance de todos, servindo todas as populações”, comentou o responsável da área de mobilidade inteligente da Iberdrola em Portugal, Pedro Torres.