Jaraguá do Sul está se tornando pioneira quando o assunto é mobilidade urbana e inovação. A primeira prova disso foi com o eBus que já está circulando no município. Agora, o objetivo é transformar um carro a combustão em elétrico. A transformação será feita no Instituto Senai Eggon João da Silva e conta com o apoio da WEG.
Conforme o diretor de e-Mobily da WEG, Valter Luiz Knihs, a empresa fornece os componentes para o carro andar como motor elétrico e a parte eletrônica de potência, por exemplo.
“Se tivermos todos os componentes, a conversão de um carro a combustão para elétrico é feita em três semanas”, destaca.
Conforme o gerente executivo regional Sesi/Senai, Jefferson Galdino, historicamente a unidade tem o curso de mecânica automotiva e agora, inicia a preparação para formar eletromecânicos.
“Os carros elétricos têm garantia de fábrica de cinco anos e depois disso, eles vão para uma oficina normal. Hoje temos no município uma oficina que está habilitada para trabalhar com esse veículo”.
De acordo com o professor de engenharia, Alexandre Araújo, os alunos estão se envolvendo e já desenvolveram um kart elétrico e uma moto elétrica.
Segundo o vice-presidente da Fiesc Vale do Itapocu, Célio Bayer, esse veículo que será transformado, será um protótipo para se avaliar e discutir com os alunos as vantagens e a possibilidade desse tipo de conversão.
“Não é que vamos sair por aí fazendo a conversão de carros”, salienta.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!