Em abril deste ano o Bob Sharp noticiou o lançamento do novo Compass S 4xe com uma excelente descrição do conteúdo do veículo e detalhes do modo de operação da nova tecnologia híbrida que a Jeep trouxe para o Brasil, importado da Itália. Naquele momento não tínhamos dirigido o carro, e ficou faltando as impressões ao dirigir, que agora são exploradas nesta avaliação completa do veículo.

Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Sousas e Joaquim Egídio em Campinas, SP, que inclui avaliação técnica no elevador do posto Avenida Sousas:

 

A bateria de 11,4 kW.h pode ser carregada através de fonte externa, e para isso o carro vem equipado com carregador de bordo que pode ser plugado a tomadas de 127/220 volts. O tempo de recarga é de até 5 horas e foi possível ter a bateria a 100% carregada todas as manhãs, mesmo utilizando tomada de 127 V. Outra opção é utilizar os carregadores públicos de centros comerciais, eletropostos ou carregador doméstico de até 7,4 kW, mas a taxa máxima de carregamento é relativamente baixa e utiliza apenas terminal Type 2 de corrente alternada (AC), e requer cerca de 100 minutos para ir de 0 a 100%.

Tomada de carregamento externo localizado do lado esquerdo traseiro do veículo

Importante ter a bateria carregada no início das jornadas diárias para extrair o melhor consumo de combustível do carro, pois ao utilizar o modo Híbrido ocorre o gerenciamento automático de energia, e dessa forma obtém-se o melhor consumo combinado de gasolina e carga elétrica. Há ainda a opção de selecionar o modo puro elétrico, onde é possível trafegar até 44 quilômetros com uma carga de bateria. Esse alcance é suficiente para a maioria dos usuários no dia a dia. Ou ainda há a opção de trafegar de modo a preservar a carga da bateria, deixando para utilizá-la em momento mais eficaz, como no trânsito urbano. Utilizei esta última opção em dias que fui a São Paulo, preservando a carga da bateria na estrada e tendo até 80% de carga elétrica para enfrentar os trajetos urbanos.

Recorte trapezoidal das caixas de rodas passam aspecto esportivo ao veículo

Ao dirigir no modo puramente elétrico em trajetos urbanos, os 60 cv e 25,5 m·kgf do motor elétrico montado transversalmente no eixo traseiro são suficientes para os deslocamentos do veículo e sempre que o pedal do acelerador é pressionado a fundo, o motor a combustão entra em operação para prover a potência adicional necessária. O silêncio a bordo nesse modo é igual a qualquer carro elétrico. Tem quem prefira o ruído e aspereza do motor a combustão.

Motor elétrico montado no subchassi traseiro

Em modo híbrido o gerenciamento é automático entre as fontes de potência, sendo possível acompanhar a intensidade de uso de cada fonte através de informações no quadro de instrumentos. Quando a maneira de conduzir o carro ou o tipo de terreno exige maior participação da tração traseira, onde está o motor elétrico, a carga da bateria vai sendo consumida. Se o modo de condução for em velocidade constante, a predominância é do motor a combustão, e nas acelerações para arrancar ou retomar velocidade ocorre o fornecimento conjunto de potência para as rodas.

Painel de comando dos modos de propulsão são fáceis e intuitivos para uso; farol tem regulagem de altura do facho e acendimento automático por sensor crepuscular, há faróis e luz traseira de neblina

Quando a opção de preservação de energia elétrica é ativada, ainda assim há pequeno consumo de carga elétrica para prover assistência de tração traseira, caso seja necessário devido as condições de aderência. Nessa condição, o desempenho com a propulsão apenas do motor a combustão T270 1,3-L turbocarregado a gasolina fica mais lento que o Compass S devido ao peso adicional de 283 kg dessa versão híbrida. O 4-cilindros a gasolina turbo de 1.332 cm³ entrega 180 cv a 5.750 rpm e os 27,5 m·kgf de torque máximo aparecem a 1.750 rpm.

Cofre do motor tem desenho similar ao Compass flex, porém neste é possível identificar dois tanques de expansão do sistema de arrefecimento, um para o motor térmico e outro para o sistema híbrido

Se o peso adicional compromete o desempenho para a propulsão do motor térmico, esse mesmo peso adicional oriundo da bateria e do motor elétrico não incomoda no conforto geral de rodagem e no equilíbrio da suspensão. A concentração de massa no assoalho central ainda traz uma boa distribuição desta e deixa o carro bem estável em curvas, que pode ser exigido ao extremo e apresentar comportamento neutro. Ponto positivo para a calibração da direção eletroassistida que facilita a condução em todas as condições.

Pneus 235/45R19 colaboram para a boa estabilidade do suve em asfalto e não decepcionam nas estradas de terra; embora na lama não sejam os mais indicados

O sistema de freio a disco nas quatro rodas tem integração com a frenagem regenerativa do motor elétrico, sendo imperceptível a atuação de um ou de outro. A modulação de esforço no pedal versus desaceleração é progressiva e não se percebe sinais de fading em frenagens mais longas.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A eliminação das barras longitudinais do teto deixou o carro visualmente mais baixo do que a versão flex nacional

Visualmente o Compass S 4xe fabricado na Itália equivale ao Compass S fabricado no Brasil e o maior diferenciador fica pela falta das barras longitudinais no teto, que acaba deixando o carro mais baixo que o suve nacional. Os demais adereços e inexistência de frisos cromados dando lugar a molduras em preto são similares e deixam o carro com visual bem atraente e com ar esportivo. A cor azul circunda os logotipos Jeep e Compass no capô, portas e porta-malas, e o emblema 4xe foi adicionado ao modelo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No interior as diferenças também são sutis em relação a versão nacional de motor flex, e recebe costuras contrastantes nos revestimentos, e um quadro de comandos à esquerda da coluna de direção onde são selecionados os modos de propulsão.

Harmonia nas linhas do interior

A tomada de carregamento foi posicionada no lado esquerdo traseiro do veículo, simétrica à tampa do tanque de combustível que passa a ter apenas 36,5 litros de capacidade. Roda de liga de alumínio de 19 pol. pintadas de preto e teto solar panorâmico complementam o visual do veículo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

O Jeep Compass S 4xe híbrido chega em versão única e sem opcionais e com uma ampla lista de equipamentos de auxílio ao motorista. O destaque nesta semana de uso fica para a possibilidade de utilizar o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo ou convencional. A opção é selecionável por comando no próprio volante de direção onde se ativa também o limitador de velocidade.

Volante multifuncional é bem completo e facilita a operação dos diversos sistemas do veículo; quadro de instrumentos tem grafismo muito pequeno que dificulta a visualização em situações de alta luminosidade externa

O farol alto automático é outra facilidade que, uma vez acionado, pode ser esquecido, e sempre que o veículo percebe que não há veículo à frente ou em sentido contrário, a iluminação máxima é fornecida.

Nas manobras o sistema de visão 360 graus ajuda muito, pois as câmeras localizadas na parte inferior dos retrovisores, grade do radiador e tampa do porta-malas mapeiam tudo que está ao redor do carro e projeta na tela de 10,1 pol. da central multimídia. O espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e há um carregador por indução no console central, além de portas USB e USB-C, caso o celular não tenha capacidade de receber carga sem fio.

Teto solar panorâmico é requinte e comodidade

O sistema de ar-condicionado de duas zonas tem saída de ar climatizado para o banco traseiro e mantém com facilidade a temperatura ajustada para a cabine. Os bancos dianteiros são confortáveis e o espaço para as pernas no banco traseiro é suficiente. No sistema de som a Jeep instalou equipamento premium da marca Alpine com 8 alto-falantes e 506 watts de potência.

Medições de ruído devem ser observados o valor médio (AVG) à esquerda e a coloração do gráfico onde cores mais quentes indicam maior intensidade de ruído nas suas respectivas frequência. Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para a conectividade com a internet integrada ao veículo o Compass 4xe traz o sistema Alexa in Vehicle, similar ao do Jeep Commander, e a plataforma Adventure Intelligence recebeu recursos adicionais voltados à eletrificação do veículo, onde é possível novos comandos de recarga, climatização e configurações de carga permitindo ao motorista total acesso às informações do veículo.

Tradicional foto AE

O Jeep Compass S 4xe híbrido consegue unir o melhor de dois mundos ao entregar opção de condução puramente elétrica e ter a capacidade de tração nas quatro rodas para enfrentar  terrenos mais difíceis. A associação dos dois sistemas de propulsão permitiu fazer o trecho entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes com média de 17,5 km/l, apesar de a Jeep informa ser possível alcançar até 24,2 km/l em uso rodoviário.

Comando do câmbio automático de 6 marchas está acompanhado dos demais comandos de condução e tração

O desempenho geral utilizando o modo híbrido e automático também agrada, mas o 0-100 km/h em 6,8 segundos anunciado pelo fabricante requer condição ideal de carga da bateria. O câmbio automático de seis marchas do fabricante Aisin ajuda a dar suavidade na condução do dia a dia, e a velocidade máxima de 130 km/h no modo puramente elétrico é fácil de atingir. Já os 206 km/h de velocidade máxima fica para o dia em que tivermos estradas no Brasil que permitam esse luxo com segurança.

GB

 

FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS SERIE S 1,3-L 4xe
MOTOR
Designação do motor GSE T270
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, controle das válvulas de admissão eletro-hidráulico MultiAir, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.332
Diâmetro e curso (mm) 70 x 86,5
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência  (cv/rpm) 180/5.750
Torque (m·kgf/rpm) 27,5/1.750
Corte de rotação (rpm) 6.500
Comprimento da biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,3
MOTOR ELÉTRICO
Tipo Traseiro, transversal, ímãs permanentes internos, corrente alternada
Potência e torque (cv/m·kgf) 60 / 25,5
POTÊNCIA TOTAL COMBINADA  (cv) 240
BATERIA DE TRAÇÃO
Tensão (V) 400
Capacidade (kW·h) 11,4
Localização Parte do assoalho e sob a região do banco traseiro
RECARGA
Conector Tipo 2
0-100%, (Wallbox 7,4 kW, horas) Até 1h40min
0-100% (tomada 220 V, horas) Até 5
CÂMBIO
Tipo Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático epicíclico, 6 marchas e ré, conversor de torque
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,547; 4ª 4,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 3,185
Relação de diferencial (:1) 3,683
TRAÇÃO 4×4, dianteira pelo motor a combustão, traseira pelo motor elétrico
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, McPherson, dois braços transversais e um longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Diâmetro mínimo de giro (m) 11,3
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 330
Traseiros( Ø mm) Disco / 305
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7,5Jx19
Pneus 235/45R19
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, subchassis dianteiro e traseiro, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.404
Largura sem/com espelhos 1.819/n.d.
Altura 1.645
Distância entre eixos 2.636
Bitola dianteira/traseira 1.550/1.545
Distância mínima do solo (mm) 201
DADOS OFF-ROAD
Entrada/saída/transposição de rampa (º) 20/28/16
Profundidade de val (mm) 406
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.908
Carga útil (kg) 400
Carga máxima no teto (kg) n.d.
Tanque de combustível (L) 36,5
Porta-malas (L) 420
DESEMPENHO E ALCANCE
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,8
Velocidade máxima (km/h) 206
Alcance, motor elétrico (km) 44
Alcance, motor a combustão (cidade, km) 927
Alcance, motor a combustão (estrada, km) 883
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 25,4
Estrada (km/l) 24,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª (km/h) 51,3
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.330
Rotação à vel. máxima em 5ª  (rpm) 5.000
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo do motor a combustão (km/tempo) 15.000/1 ano
GARANTIA (ANOS)
Veículo 3
Bateria de tração e sistema elétrico híbrido 5

 

EQUIPAMENTOS JEEP COMPASS SERIE S 1,3-L 4xe
CONFORTO
Ar-condicionado automático de duas zonas
Banco do motorista com regulagem elétrica
Banco do passageiro com regulagem elétrica
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico
Bancos revestidos de material sintético que imita couro
Carregador para smartphone por indução (wireless)
Comando de voz
Conexões: 2 USB dianteiro, 1 USB traseiro e Bluetooth
Controles do áudio no volante
Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Quadro de instrumentos digital e personalizável
Sistema de navegação integrado com mapas
Teto solar panorâmico com abertura elétrica
SEGURANÇA
Alerta de colisão traseira
Alarme
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção
Alerta de ponto cego com tráfego transversal à retaguarda
Aviso de cinto de segurança desatado
Bolsas infláveis frontais, laterais, cortina e joelho do motorista
Chave presencial com sensores nas maçanetas dianteiras
Engates Isofix com ponros de fixação superior para dois bancos inFantis no banco traseiro
Luz traseira de neblina
Partida do motor sem chave
Sensor de monitoramento interior
Sistema de frenagem automática na cidade
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária
Sistema Inteligente de informação
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA
Assistente de direção semiautônoma
Assistente de partida em aclive e declive
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais)
Computador de bordo
Configurador de modo de condução – Normal / Sport
Configurador de modo de energia – Hybrid, Electric, e-Save
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e convencional
Faróis com acendimento automático e alto automático
Faróis com luzes direcionais ativas
Faróis de neblina de LED
Faróis LED com ajuste elétrico de altura do facho
Função desliga/liga nas paradas (start/stop) com possibilidade de desligar
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED
Sensor de chuva
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Volante com regulagem de altura e distância
INTERIOR
Descansa-braço dianteiro entre os bancos
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Jogo de tapetes
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-copos no console dianteiro
Tomadas 12 V e 127 V
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-objetos no console central
Volante revestido em couro
EXTERIOR
Defletor de teto traseiro
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico
CHASSI
Controle dinâmico de estabilidade e tração
Estepe temporário
Freio de estacionamento eletromecânico
Rodas de alumínio 19” com pneus 235/45 R19
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função mãos-livres

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here