A Jeep está se preparando para lançar em breve o seu primeiro modelo eletrificado no país, que será o Compass 4xe. O carro híbrido-plug-in será apresentado oficialmente por aqui no dia 4 de abril, mas o carro já está sendo vendido no mercado europeu. Quando for lançado por aqui, o carro vai ocupar o topo da gama do SUV e rivalizar diretamente com o Toyota RAV4 Hybrid.
Alguns detalhes de design já foram adiantados pela marca, como o fato do modelo ter rodas pintadas na gloss black e logotipos no capô, lateral e também no porta-malas contornados pela cor azul. Na parte de trás, o modelo conta ainda com o emblema “4xe”, segundo basicamente o mesmo padrão e tendo a última letra pintada em igual tom de azul. Outros diferenciais que também foram confirmados pela marca serão os faróis full LED com design exclusivo e para-lamas pintados na cor da carroceria.
Em relação ao conjunto mecânico, o carro terá tração integral diferente do tradicional, chamado pela marca de eAWD. Enquanto o eixo dianteiro será alimentado pelo novo motor 1.3 turbo, o eixo traseiro será tocado por um motor elétrico que, trabalhando sozinho, chega a 50 km de autonomia.
Os dados informados revelam que a potência combinada dos dois motores deixa o carro na faixa dos 240 CV na versão topo de gama (180 cv do 1.3 mais 60 cv do EV) e 190 cv nos acabamentos de entrada (respectivamente, 130 cv e 60 cv). O processo de recarga da bateria será feita pelo motor a combustão, mas também poderá ser feita pela conexão na tomada. Neste último caso, o tempo estimado de recarga ficará em 3 horas.
No Brasil, tudo indica que a montadora deva lançar apenas a versão mias potente, que apresenta aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. Preços devem ser confirmados apenas na próxima semana.