Global e um dos modelos mais importantes da Jeep no mundo, o Compass estreou no Brasil em 2016, sendo aqui seu lançamento global. Agora que a hora da renovação chega, a Europa é a primeira a receber os novos motores Firefly turbo. Por aqui, o Compass turbinado chegará apenas em 2021 junto da reestilização.

Leia mais:
+ Fiat e Jeep voltam a fabricar carros no Brasil
+ Dólar alto faz preço de carros no Brasil disparar
+ Como fica Ford sem Fusion, futuro do Ka e volta do Maverick

Sai T-Jet e Tigershark, entra Firefly

Enquanto no Brasil o Compass tem como opção o motor Tigershark 2.0 quatro cilindros aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm de torque, na Europa ele era movido pelo antigo 1.4 T-Jet de 166 cv e 25 kgfm de torque.

Encontre seu novo Compass aqui

Para substituir o T-Jet na Europa e o Tigershark no Brasil futuramente, o novo 1.3 Firefly quatro cilindros turbo entra em cena. Na Europa ele apresenta opção de 130 cv ou 150 cv com torque de 27,6 kgfm no modelo mais potente. No Brasil é possível que esse motor ganhe mais potência na conversão para flex.

Além disso, o 1.4 Firefly turbo no Brasil terá uma versão 100% movida a etanol, que promete diminuir a diferença de consumo entre o combustível derivado da cana-de-açúcar e a gasolina. A Fiat espera entregar mais potência e economia com esse motor em relação ao flex, já que será otimizado para um combustível, não tendo que trabalhar com meios-termos.

Diesel mais fraco

A Jeep também fez mudanças no motor diesel do Compass na Europa. Apesar de ser da mesma família MultiJet II usada no Brasil, por lá o SUV médio vem equipado com um 1.6 quatro cilindros turbo diesel de 118 cv e 32 kgfm de torque. Já no Brasil temos um 2.0 turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

Outra mudança importante na Europa está na adoção de câmbio automático como opção para os Compass com tração dianteira. Enquanto no Brasil 100% das versões do Jeep são automáticas, por lá a marca oferecia somente transmissão manual nos modelos não 4×4.

Agora ele traz uma nova caixa automática de dupla embreagem com cárter seco e sete marchas. No Brasil será adotado câmbio CVT com simulação de marcha, como já foi confirmado pelo presidente do grupo FCA.

Híbrido 4×4

Para os que querem tração 4×4 no Brasil, há apenas com combinação de motor diesel. Já na Europa, o Compass com vocação off-road será apenas híbrido. Batizado de 4xe, ele combina o motor 1.3 turbo que impulsiona as rodas dianteiras com um motor elétrico que move as rodas traseiras.

Há duas opções de potência: 190 cv ou 240 cv. A Jeep inicialmente importaria esse Compass para o Brasil ainda em 2020, mas os planos podem ter mudado por conta do Coronavírus. Essa versão híbrida será a única importada (junto ao Renegade), já que as demais variantes são produzidas em Goiana. Eles podem ser nacionalizados no futuro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here