Grupo FCA começará o processo de eletrificação com modelos híbridos e elétrico no país.
O ano de 2020 será agitado para todas as marcas dentro do guarda-chuva da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Brasil. Além da nova geração da Fiat Strada que chega em março, Breno Kamei, diretor de desenvolvimento de produto da FCA para a América Latina, confirmou que mais quatro novidades de peso vão estrear no Brasil em 2020 durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A lista começa com Jeep Compass e Renegade plug-in híbridos, que chegam no segundo semestre importados da Itália. Já a RAM 1500 finalmente rodará nas ruas brasileiras também nos últimos seis meses do ano.
A novidade do mercado fica por conta da Fiat, que começará a vender um carro elétrico no Brasil este ano. Kamei não revelou o modelo, mas possivelmente será a nova geração do 500e, que surge este ano com autonomia de mais 300 km.
Voltando aos SUVS, Renegade (SUV mais vendido do Brasil em 2019) e Compass – já dotados da nova nomenclatura – vão marcar a estreia do motor 1.3 turbo – derivado do Firefly nacional. Porém, com a ajuda do motor elétrico instalado no eixo traseiro.
A potência combinada é de 190 cv em uma versão intermediária e vai até 240 cv na configuração topo de linha. Para ter uma ideia, é mais do que o Honda Civic Si (208 cv) e até mesmo que o Golf GTI (230 cv), por exemplo.
Os dados de consumo do novo conjunto não foram divulgados, mas, segundo a fabricante, os dois utilitários conseguem acelerar de zero a 100 km/h em 7 segundos e percorrer até 50 km no modo totalmente elétrico. Os modelos ainda podem chegar a 130 km/h usando apenas eletricidade.
Por terem a tecnologia plug-in, Renegade e Compass podem ter as baterias recarregadas em tomadas convencionais ou de alta potência. A Jeep, no entanto, também não informa o tempo de recarga.
[Via: Revista Auto Esporte]