A Kia é mais uma marca a anunciar uma ofensiva elétrica para os próximos anos. Durante o CEO Investor Day, a montadora anunciou que pretende lançar 14 novos modelos movidos a eletricidade até 2027. Uma picape e um carro de entrada estão nos planos da companhia para estes lançamentos.
Assim como a irmã Hyundai, a Kia pretende ampliar sua participação no segmento de elétricos. Dessa forma, o objetivo da empresa é alcançar os 4 milhões de unidades vendidas até 2030, sendo que o objetivo é que os elétricos representem 1,2 milhão dessas vendas.
Para atingir seu objetivo, a empresa planeja investir US$ 23,2 bilhões, que daria cerca de R$ 117 bilhões na cotação atual. A quantia é alta, mas justificável, já que serão ao menos dois novos carros elétricos por ano lançados pela Kia até 2027.
Kia EV9
Previsto para 2023, o EV9 será o segundo modelo elétrico da marca. A Kia revelou mais alguns detalhes do modelo, e antecipou que ele terá recursos de direção autônoma. Chamado de AutoMode, o pacote inclui o Highway Driving Pilot, que permite que o carro dirija em rodovias sem a intervenção do motorista.
Estes recursos devem estar presentes em todos os novos modelos da Kia até 2026, mas apenas para os principais mercados de atuação da marca.
Com 5 metros de comprimento, o EV9 será um SUV grande e terá autonomia superior aos 500 km. Detalhes de potência não foram revelados, mas a marca garante que o modelo vai fazer de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Outro detalhe técnico é que utilitário será compatível com recarga ultrarrápida, carregando 100 km de autonomia em seis minutos de carregamento.