A Kia revelou nesta quarta-feira (1) a nova geração do Sportage para o mercado europeu. E, embora o visual seja tão agressivo quanto o do modelo global, há algumas diferenças, principalmente porque a versão da Europa é menor em comprimento, resultando em algumas mudanças nas linhas.
Com 4,51 m de um para-choque a outro, o Sportage europeu é 13,3 cm menor que a versão comercializada em outros mercados ao redor do mundo.
Por conta disso, a coluna C do modelo tem um desenho mais angulado. Já o teto do SUV se mistura com o aerofólio traseiro, passando a impressão de que ele se prolonga até depois do vidro.
Tecnologias
Se o visual ousado pode não agradar a todo mundo, ao menos a Kia investiu em tecnologia para o modelo. Há duas telas de 12,3 polegadas no interior, sendo uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia.
A plataforma N3 do Sportage foi desenvolvida para ser rígida e com materiais leves. Além disso, o carro utiliza sistemas de prevenção de colisões frontais e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC). Outra novidade é o assistente de velocidade inteligente, que ajusta automaticamente a velocidade do carro quando há mudanças no limite da via, isso quando o ACC está ativo.
Híbrido e até diesel
A nova geração do Sportage vai investir na eletrificação de sua gama. Há três versões híbridas (leve, híbrida e plug-in) e uma diesel.
O modelo híbrido leve utiliza o motor 1.6 turbo de 150 cv ou 180 cv aliado a um sistema elétrico de 48V. Já a híbrida convencional utiliza o mesmo propulsor 1.6 de 180 cv, mas aliado a um elétrico de 44,2 kW, resultando em uma potência combinada de 230 cv.
O modelo híbrido do tipo plug-in utiliza o mesmo motor a combustão do híbrido convencional, mas adiciona o propulsor elétrico de 66,9 kW. Com isso, a potência combinada é de 265 cv.
Já o modelo diesel também usa um motor 1.6 e está disponível em duas versões, com 115 cv ou 136 cv. Para reduzir as emissões, ele oferece um sistema que ajuda a controlar os gases poluentes que saem do escapamento do SUV.
Todas as versões podem ser equipadas com a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis marchas.
O Kia Sportage deve chegar às lojas da Europa no começo de 2022.