Kia Sorento 2021 - Frente (Foto: Divulgação)

Considerada uma nação politicamente neutra na Europa, a Suíça é palco de um evento automotivo que também não puxa sardinha para ninguém.

Justamente por isso, o Salão Internacional de Genebra é considerado um dos principais eventos do calendário da indústria e reunirá entre os dias 5 a 15 de março lançamentos de todo o planeta.

Para este ano, os carros híbridos e elétricos compartilharão os estandes do salão de exposições Palexpo ao lado dos tradicionais supercarros de montadoras como Ferrari, McLaren, Bugatti, Koenigsegg e Pagani.

Há espaço, claro, para os veículos destinados aos meros mortais e com a possibilidade de chegarem ao Brasil, como no caso do Kia Sorento 2021 e o Fiat 500 elétrico

Seguindo a tendência de enfraquecimento dos modelos tradicionais de Salões do Automóvel, incluindo a edição de 2020 de São Paulo, o evento na cidade de Genebra contará com ausências de peso, como Ford, Lamborghini, Jaguar Land Rover, Mitsubishi e as marcas do grupo PSA (Peugeot e Citröen).

Salão de Genebra 2019 (Foto: Divulgação)

Ainda assim, há espaço para empresas pouco conhecidas de boa parte do público brasileiro, como a chinesa Aiways, a norte-americana Czinger, a croata Rimac e até a srilankesa Vega Innovation, que apresentará um supercarro elétrico.

Para que todas essas novidades sejam devidamente apresentadas ao público em março, ainda há uma questão importante a ser considerada: os organizadores do Salão de Genebra estão monitorando os casos de coronavírus na Europa.

Apesar da preocupação, os responsáveis pelo evento afirmam que apenas 1% dos visitantes não serão europeus, o que mitigará os riscos de uma possível exposição ao vírus. 

Com coronavírus ou sem, confira a seguir os principais destaques que estarão expostos em Genebra a partir do dia 05 de março. 

Audi A3 Sportback - Frente (Foto: Divulgação/Audi)

Audi A3 Sportback
O hatch médio que, compartilha a mesma plataforma da nova geração do Volkswagen Golf, será apresentado no início de março. As imagens camufladas divulgadas pela Audi indicam mudanças de design, além de novidades no interior, com um painel modificado.

A versão sedã ainda não será apresentada em Genebra: no Brasil, o modelo será fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR) até o final de 2020. 

BMW 330e Sedã (Foto: Divulgação/BMW)

BMW 330e XDrive Sedan
Além do 330e Touring e 330e xDrive Touring, o sedã da linha Série 3 chegará ao mercado em versão híbrida: o motor turbo 2.0 a gasolina oferece 184 cv e é combinado a um propulsor elérico de 113 cv, gerando uma potência combinada de 252 cv e 42,8 kg fm. 

Bugatti Chiron - Frente (Foto: Divulgação)

Bugatti Chiron 250
Apresentado em 2016 no mesmo Salão de Genebra, o sucessor do Bugatti Veyron tem um número redondo para comemorar: a “edição” 250 do modelo chega ao mercado na versão Sport Edition Noire Sportive, com a sua estrutura de fibra de carbono adornada com um preto fosco.

O interior também conta com detalhes em alumínio preto, assim como os assentos e o painel. Nem Batman faria um carro melhor. 

Czinger 21C (Foto: Divulgação)

Czinger 21C
Zero aos 100 km/h em 1,9 segundos, 1.233 cv e híbrido. Só isso já vale a curiosidade para conferir o “hipercarro” desenvolvido pela empresa californiana Czinger, que desenvolveu o modelo a partir de técnicas em impressão 3D.

O 21C é o primeiro veículo da companhia e será apresentado em 03 de março, dia reservado à imprensa, no Salão de Genebra. 

Ferrari Roma - Frente (Foto: Divulgação)

Ferrari Roma
Uma homenagem que faz juz à Cidade Eterna: com 1.472 kg de peso, o cupê da Ferrari será equipado com um motor V8 turbo 3.9 de 620 cv, fazendo o zero a 100 km/h em 3,4 segundos.

De acordo com os responsáveis pela importação dos supercarros para o Brasil, a Roma chegará em nosso mercado apenas em 2021.

Fiat 500 elétrico - frente (Foto: Divulgação)

Fiat 500 elétrico
Eis a certeza de um modelo apresentado no Salão de Genebra que estará nas ruas brasileiras: o subcompacto terá uma versão 100% elétrica e tem expectativa de chegar ao mercado nacional no final de 2020.

A Fiat já confirmou a importação desse modelo, que provavelmente será a única versão do 500 a retornar ao Brasil. 

Honda Civic Type R - Frente (Foto: Divulgação)

Honda Civic Type R
Após ser apresentada no Salão de Tóquio de 2019, o discreto facelift da versão esportiva do sedã será apresentado para o público europeu em Genebra. A grade frontal contou com algumas remodelações, além de pequenas mudanças no para-choques.

Do ponto de vista aerodinâmico, a montadora japonesa promoveu modificações nas suspensões traseira e dianteira para promover maior aderência. 

Hyundai i20 - Prévia (Foto: Reprodução)

Hyundai i20
Uma remodelação do “primo” do HB20 vazou nesta semana, indicando o provável design que será apresentado em Genebra. A nova geração do hatch que é vendido para o mercado europeu conta com motor 1.0 turbo de três cilindros (o mesmo das versões topo de linha do HB20), além de opções com motor 1.2 e um 1.6 turbo de 200 cv.

Externamente, o veículo recebeu mais elogios do que o modelo oferecido no Brasil: os traços estão muito mais harmônicos, tanto na dianteira quanto na traseira. 

Kia Sorento 2021 - Frente (Foto: Divulgação)

Kia Sorento
Apesar de sua apresentação oficialmente estar marcada para o dia 03 de março, durante conferência de imprensa, a Kia já divulgou imagens oficiais do SUV Sorento, que apresenta grandes modificações.

O tradicional “nariz de tigre” se integra a novos faróis de LED, conferindo um design mais agressivo, além de mudanças na traseira. De acordo com a fabricante, houve uma ampliação na distância entre-eixos.

As imagens de interior também indicam um visual requintado, com painel digital de 12,3 polegadas e acabamento em couro. O Sorento é vendido no Brasil, mas ainda não há informações se o modelo 2021 será importado pela representante da Kia em território nacional. 

Mercedes-Benz GLA Híbrido - Frente (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz GLA 
Depois dos híbridos leves, como o C200 EQ Boost e do EQC, modelo 100% movido por baterias, a marca alemã aposta nos híbridos plug-in. É o caso do “SUV de entrada” GLA, que compartilha a plataforma do Classe A.

No Brasil, o lançamento está confirmado para o 2º semestre de 2020, mas ainda não estão confirmadas quais versões do modelo estarão disponíveis no país. 

Pagani Imola - Frente (Foto: Divulgação)

Pagani Imola
O carro mais poderoso já fabricado pela Pagani, a montadora italiana de supercarros. É com essa credencial que a companhia apresentará o Imola, edição limitada de apenas cinco unidades que apresenta modificações em relação ao Pagani Huayra.

O motor Mercedes AMG V12 turbo de seis litros produz 827 cv e 112,17 kgfm. O nome do modelo, que traz más lembranças aos brasileiros, foi uma homenagem ao circuito onde o esportivo foi desenvolvido.

O preço para ter um desses na garagem? Cinco milhões de euros, o equivalente a R$ 23,6 milhões na atual cotação.

Porsche 911 Turbo - Frente (Foto: Divulgação)

Porsche 911 Turbo 
Clássicos só melhoram com o tempo: a montadora alemã revelará uma versão poderosa de seu cupê. Em imagens vazadas na internet, é possível notar mudanças no para-choque, além de asa traseira retrátil.

Apesar de a Porsche não revelar maiores detalhes, espera-se que o 911 será equipado com motor turbo 3.8 capaz de fornecer 570 cv de potência (na versão Turbo S, o número sobe para 641 cv). 

Renault Capture e Clio híbridos (Foto: Divulgação)

Renault Captur e Clio híbridos
Apresentadas no Salão de Bruxelas, que aconteceu em janeiro deste ano, as versões híbridas do Captur e do Clio se somarão às novidades elétricas apresentadas pela Renault em Genebra.

Durante o salão suíço, a montadora francesa apresentará maiores detalhes do powertrain E-Tech, tecnologia utilizada para ambos os modelos. Apesar de já contar com o Renault Zoe no Brasil, a empresa não informou se as opções híbridas estarão disponíveis no mercado nacional.

Novo SUV - Toyota (Foto: Divulgação)

Toyota B-SUV
A montadora japonesa divulgou um teaser de seu novo SUV compacto híbrido, com o nome provisório de B-SUV, e que conta com a mesma plataforma do novo Toyota Yaris europeu.

O modelo será divulgado oficialmente no Salão de Genebra, mas não há expectativa que o veículo chegará ao Brasil. 

Golf GTI - Oitava Geração (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf GTI
A oitava geração estreará em Genebra com modificações. O modelo será equipado com um motor turbo 2.0 de quatro cilindros e oferecerá 250 cv, sendo que a configuração mais forte vai extrair 300 cv do mesmo motor .

Após deixar de ser fabricado no Brasil, restando apenas a versão híbrida GTE, ainda não há informações se o modelo GTI será importado. 

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here