A empresas neerlandesa, Lightyear, que se tornou conhecida pelo desenvolvimento do Lightyear, um protótipo elétrico alimentado a energia solar, anunciou agora uma parceria com Koenigsegg, conhecida marca sueca de superdesportivos, para o desenvolvimento de um modelo elétrico de preço reduzido.
Em comunicado a Lightyear adianta que a Koenigsegg realizou um investimento na empresa neerlandesa, não detalhado, com vista ao desenvolvimento de uma parceria que permita a partilha de tecnologia, bem como troca de conhecimento de forma “a possibilitar o desenvolvimento de veículos eficientes e o compromisso de desenvolver conjuntamente novas tecnologias de mobilidade”, adianta o comunicado da Lightyear.
“A indústria automóvel está a passar por uma enorme transição para a mobilidade sustentável “, sublinhou Christian von Koenigsegg, CEO e fundador da Koenigsegg. ” A equipa da Lightyear desenvolve tecnologias transformadoras, e esta parceria vai garantir que os nossos produtos permaneçam na vanguarda, o que é uma ótima notícia para nossos clientes “, concluiu o CEO da Koenigsegg.
A Lightyear é conhecida pelo desenvolvimento do Lightyear 0, o primeiro carro solar do mundo, que foi apresentado em junho de 2022 e já se sabe que vai chegar a produção no próximo outono. O Lightyear 0 apresenta cinco metros quadrados de painéis solares de curva dupla patenteados, permitindo que o veículo carregue as suas baterias em circulação ou simplesmente quando está estacionado ao ar livre. A marca lembra ainda que em condições ideais, o Lightyear 0 conta com uma autonomia de 625 km, no ciclo WLTP.
Com a parceria com a Koenigsegg, a Lightyear vai aplicar as tecnologias da marca sueca para melhorar ainda mais a eficiência energética do segundo modelo da marca, o Lightyear 2, programado para entrar em produção no final de 2024 ou início de 2025.