Você já ouviu falar na marca Dongfeng? Ela é uma parceira da Renault na China e lançou o novo EV EX1 Pro Tiger Yao Edition Advanced, que custa US$ 7,8 mil (aproximadamente R$ 40 mil, na conversão direta). O carro nada mais é do que um Kwid elétrico chinês. Porém, ele tem uma autonomia de 331 km – maior do que os 298 km do Kwid brasileiro.
O carrinho é baseado, claramente, no Kwid E-Tech. Na Europa, por exemplo, o hatch é conhecido como Dacia Spring. As dimensões são as mesmas do Kwid E-Tech: O 3732/1579/1515mm/2423mm – comprimento, largura, altura e entre-eixos.
Na China, o carro não recebeu muitas mudanças quanto a versão anterior. Por lá, o hatch conta com airbags, porém vale dizer que a maioria dos modelos da mesma categoria não entregam o item, o que é um ponto positivo para o Kwid elétrico chinês.
Tanto no exterior como no interior, os materiais e design são bem parecidos com a versão brasileira. O seletor de câmbio também é redondo e os comandos dos vidros e do ar-condicionado são iguais.
LEIA MAIS
+ PERNAMBUCO TEM MAIOR FROTA DE CARROS ELÉTRICOS DO NORDESTE
Uma das poucas diferenças é o volante. Na versão elétrica do Brasil, a direção é diferente das demais versões. Já a versão elétrica do Kwid chinês tem o mesmo volante do Kwid a combustão que circula pelo Brasil.
A central multimídia do Dongfeng EV EX1 Pro tem sistema multimídia, incluindo um sistema inteligente de interação por voz, sistema de navegação inteligente e sistema de entretenimento.
O Kwid elétrico chinês tem uma potência de 33 kWh (cerca de 44cv). A bateria tem 27,17 kWh de capacidade e também suporta modo de carregamento rápido.