O novo Dacia Spring Eletric, que está sendo chamado aqui no Brasil de Kwid elétrico, foi lançado na Europa. O modelo da subsidiária romena da Renault não está nem um pouco preocupado com velocidade final ou em ter uma aceleração esportiva, mas sim em fazer sua parte em não ser um veículo poluente.

Leia mais:
+ Volkswagen anuncia projeto para baratear carros elétricos
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?

A ideia de quem procura pelo modelo é ter um carro com características urbanas para uso diário, que cumpra distâncias relativamente curtas e tenha preço baixo para compra e manutenção. Mas como raramente o consumidor adquire um carro querer sem saber seus números, vamos a eles.

O Spring Eletric tem apenas um propulsor elétrico. Ele rende 45 cv de potência e 12,6 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 125 km/h, portanto, se vier ao Brasil, para tomar uma multa com este modelo na Rodovia Castello Branco ou na Rodovia dos Bandeirantes precisaria de um certo esforço do condutor – e, quem sabe, vento a favor.

Sua aceleração de 0-100 km/h é realizada em 19,2 segundos. Outro número curioso é o de retomada: de 80 km/h até 120 km/h o Spring Eletric faz em 26,2 segundos. 

As baterias são íon-lítio tem 26,8 kWh e sua autonomia no ciclo WLTP é de 305 km, no uso 100% urbano com o botão Eco acionado. Desse modo, a potência é limitada em 23 kW (31 cv) e a velocidade máxima em 100 km/h.  

Sem o Eco pressionado, acelerando um pouco mais na estrada, ele rende em média 230 km com uma carga completa de bateria.  

O Spring Eletric está sendo comercializado na Europa a partir de Є 16.990, aproximadamente R$ 114.000 na conversão direta. Dependendo do país europeu em que for comprado, o governo local ainda poderá incluir alguns incentivos por ser um modelo elétrico e o valor poderá cair para Є 12.400 (R$ 83.200 de acordo com a cotação atual).

Na parte interna, a central multimídia de 7 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos possui tela de 3,5 polegadas com informações básicas sobre o funcionamento do veículo, que tem capacidade para quatro pessoas. 

O compacto vem de série com freio ABS, sistema de frenagem automática de emergência, limitador de velocidade, seis airbags e faróis de acendimento automático. 

O modelo provavelmente chegará ao Brasil em 2022, mas o primeiro 100% elétrico da Renault confirmado a vir ao País, também no ano que vem, é o Zoe. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here