A Lamborghini continua a celebrar o cinquentenário do Countach, e revelou uma impressionante réplica do Countach LP500. O exemplar do superesportivo dos anos 1970 foi cuidadosamente reconstruído do zero, em uma colaboração do departamento de clássicos da marca, o Polo Storico, e o Lamborghini Centro Stile.

A ideia de remontar o protótipo, segundo a italiana, surgiu em 2017, após pedido de um cliente “aficionado por carros clássicos”. No caso, a reconstrução do Countach LP500, cuja versão original foi destruída em 1974, durante testes de colisão. O projeto consumiu mais de 25 mil horas da equipe liderada por Mitja Borkert, chefe de design da Lamborghini.

Lamborghini/Divulgação

Você também vai gostar de

Dada a ausência de um modelo real, pesquisadores analisaram documentos, fotografias e desenhos originais. Neste processo, que durou meses, a equipe também ouviu pessoas que participaram da criação do modelo. Ao todo, foram necessárias 2 mil horas para recriar as linhas do protótipo com base nas imagens e nas folhas de homologação, bem como em uma digitalização em 3D do primeiro Countach LP400.



Motor V12 novinho

A (re)construção física do Countach LP500 começou pelo chassi, que é diferente da arquitetura tubular da época. Depois, então, recriou-se a carroceria. O projeto também utilizou peças de reposição dos anos 70 que passaram por restauração, assim como componentes reconstruídos, como o motor V12 central.

Com a ajuda da Fondazione Pirelli, até mesmo os pneus Cinturato CN12 foram recriados – mas com estruturas modernas, apesar de preservar o padrão estético. Por fim, a réplica recebeu a cor amarelo “Giallo Fly Speciale”, para ter a aparência original.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here