Sem muita representatividade no Brasil – salvo quando vendia o Sportage e o Cerato como água -, a Kia vem apostando forte na eletrificação. A marca, inclusive, promete não deixar o Brasil de fora prevê a chegada de quatro novos modelos ao País ainda em 2022. Na entrevista coletiva para o lançamento do SUV híbrido Stonic, o presidente da companhia, José Luiz Gandini, revelou a chegada de Sportage, Seltos, EV6 e Niro, que acaba de ser apresentado na China.
A previsão de chegada do Niro no Brasil era para este ano. Afinal, o modelo já está em fase de homologação há quase seis meses por aqui (tempo médio do procedimento) e até aparece na lista do Inmetro por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Entretanto, chegou aí uma nova geração, apresentada nesta quinta-feira (25) no Salão de Mobilidade de Seul (China). Logo, o modelo foi protelado para o ano que vem.
Com três versões de motorização (não detalhadas pela marca até o momento), o novíssimo Niro se dividirá em híbrido (HEV), híbrido plug-in (PHEV) ou elétrico (EV). Esta última, no entanto, está descartada dos planos da marca no Brasil, ficando restrita aos mercados de Ásia, Estados Unidos e Europa. A ideia é concorrer com modelos do naipe de Toyota Corolla Cross. Ainda não se têm ideia de preços, portanto, até o Volvo XC40 Recharge pode estar na mira do novato.
Visual arrojado e foco em sustentabilidade
O modelo, a princípio, chamou a atenção pelo design. Baseado no conceito Habaniro (2019), o estreante segue a linha “nariz de tigre”. Os paralamas são robustos e, na parte frontal, tem contornos dos faróis iluminados por LEDs.
Atrás, as lanternas posicionadas na vertical fazem vizinhança com a janela traseira. Entretanto, o que chama atenção é a cor contrastante que pega desde a coluna C até o paralama traseiro – como uma espécie de pilar. Por dentro, nada de simetria. Tudo é desforme, inclusive a tela central e o painel de instrumentos digital – unidos por uma só peça.
Feito com boa dose de materiais reciclados (o forro do teto, por exemplo, é de papel de parede reciclado), o Niro deixa claro seu apelo verde. E não estamos falando apenas dos tipos de motorização. Até mesmo a própria tecnologia embarcada do carro tem apelo sustentável.
Para se ter ideia, o “Green Zone Drive” (que, em português, significa Condução em Zonas Verdes) possibilita que as versões híbridas do Niro trafeguem por áreas residenciais, escolares ou hospitalares apenas com o uso do motor elétrico. Como ele sabe? Com base em dicas da navegação GPS (de série) e por meio de dados do histórico de direção. A casa e o local de trabalho do proprietário, por exemplo, ficam registrados como “zonas verdes” no sistema do carro.
Sportage
Embora esteja bem longe do sucesso de outrora, o Sportage também promete novidades em sua quinta geração. Com chegada prevista para julho, o modelo se destaca pelo conjunto híbrido, que une o motor 1.6 turbo (movido a gasolina) de 150 ou 179 cv a uma unidade elétrica de 48V. Assim, caracteriza-se como híbrido-leve.
Tem, ainda, uma outra opção de motorização: 1.6 + elétrico com potência total de 230 cv. Tem até híbrido plug-in (carrega na tomada). A versão que vem ao País, entretanto, não foi detalhada pelo executivo. O câmbio sempre será automatizado de 7 marchas.