As superfícies metálicas são calmas e claras, o desenho é harmonioso e nenhuma linha parece forçada. No interior, o tema minimalista apresenta novos tecidos, alguns dos quais trazem consigo uma eco-história. A potência é fornecida por motores híbridos e elétricos a bateria. Revelado ontem (26), o novo Range Rover foi completamente redesenhado e reprojetado para a nova era dos transportes.
Quando o Range Rover original ganhou vida em 1970, ele reescreveu as regras do 4×4 para um carro a motor com estilo e substância. Você poderia tirar o carro do asfalto e realmente sujar-se no campo, depois voltar para a cidade, onde o Range Rover igualmente seguraria bem a situação. E embora o mercado de hoje esteja supersaturado com esse conceito de SUV de ponta, com sua mistura especial de conforto, desempenho e capacidade em todo o terreno, o modelo de ponta da Land Rover mantém seu status de original.
VEJA TAMBÉM: A história por trás da icônica linhagem de carros pretos da Rolls-Royce
Muito do charme duradouro do modelo se deve à lógica de suas proporções. Este é um carro com uma personalidade distinta e, portanto, repensar seu design nunca foi uma tarefa fácil – isso possivelmente explica por que, até agora, o carro só passou por quatro reformas. E vendo o novo Range Rover, fica claro que os designers envolvidos demonstraram muita moderação. Não há declarações revolucionárias sendo feitas aqui, nem mesmo com o modelo elétrico. Em vez disso, o design reflete o tema contínuo da Land Rover, que favorece o minimalismo sobre o maximalismo.
“O design foi cuidadosamente considerado e refinado literalmente ao milímetro”, explica o diretor de design da Land Rover, Massimo Frascella. “Desde as proporções a todas as superfícies e os detalhes nivelados, como os vidros, as aberturas laterais e o rebordo oculto da cintura, até a tecnologia dos faróis traseiros, ocultos até serem acesos. Tudo é tão puro e livre de qualquer ornamento supérfluo. ”
O tema minimalista continua no interior. O teto panorâmico traz luz natural, enquanto a linha de cintura baixa e a alta estufa contribuem ainda mais para uma sensação de bem-estar na cabine. O motorista e o passageiro da frente normalmente se sentam em uma posição elevada no Range Rover e têm acesso à grande tela touch curvada e centralmente posicionada. O painel de instrumentos é de vidro semiflutuante, o sistema de infoentretenimento fornece um pequeno feedback tátil e estão disponíveis a assistente virtual Amazon Alexa e um sistema de purificação do ar da cabine para reduzir odores, bactérias e alérgenos.
Há ainda uma nova gama de tecidos naturais e ecológicos. A mistura de lã Kvadrat, por exemplo, apresenta fios de cores diferentes, estendendo-se em camadas de vários tons ao longo do tecido. O designer têxtil dinamarquês fabrica alguns dos mais modernos e requintados materiais, normalmente usados pelos principais designers de móveis – e no Range Rover a lã ajuda a criar uma sensação de ambiente de sala de estar contemporânea. O tecido também complementa os materiais mais artificiais, como o Ultrafabrics, um poliuretano de toque macio que compartilha as qualidades táteis do couro, mas é 30% mais leve e gera um quarto de gás carbônico.
Os tapetes são feitos de fios Econyl, que usa plástico industrial reciclado, sobras de tecido e plástico marinho reutilizado e mais 40% de conteúdo reciclado. Para os mais tradicionalistas, ainda existe uma ampla escolha de couros, incluindo opções que passam por menos tratamentos e pigmentação artificial e, portanto, têm um acabamento mais natural. O couro usado em carros modernos pode parecer e dar sensação artificial – já que ele passa por tantos tratamentos para aderir aos padrões automotivos -, por isso é bom ver as montadoras adotando abordagens diferentes (como no caso da Land Rover ou de fabricantes como a Lunaz), ao reaproveitar velhos couros para reviver a sensação de luxo do material.
VEJA TAMBÉM: Motor: Audi aposta na automação ao apresentar novo carro-conceito elétrico
“O novo Range Rover equilibra tradição e progressão”, diz Amy Frascella, diretora de cores e materiais que foi fundamental para trazer essas opções mais contemporâneas para a JLR. “Todos os materiais que nossos clientes esperam foram reinterpretados de uma maneira moderna e sofisticada, continuando nossa estratégia de desenvolver opções alternativas ao couro, e nosso carro-chefe SUV oferece pela primeira vez um interior sem couro no mais alto nível.”
O novo modeloestará no mercado a partir da primavera de 2022 no Hemisfério Norte (isto é, no segundo trimestre), oferecido com motores híbridos leves e híbridos plug-in no lançamento e com um carro elétrico a bateria entrando na família em 2024. Os clientes podem escolher entre quatro, cinco ou sete lugares interiores, designs de carroceria padrão e de longa distância entre eixos, ou também optar pelo modelo SV pinnacle, criado em colaboração com as Operações de Veículos Especiais da marca.
Gerry McGovern diz que o Range Rover tem “um caráter incomparável, desde a contenção impecável de seu exterior até o santuário tranquilo e perfeito de sua cabine”. O diretor de criação da Jaguar Land Rover fala com sua maneira caracteristicamente confiante, o que ele sem dúvida mereceu desde que foi o grande responsável por dirigir o super-sucesso da marca com carros como o Evoque e o novo Defender.
Com a novidade McGovern não está interessado em fazer declarações radicais de design, mas em utilizar a tecnologia e os métodos de fabricação mais recentes para refinar o design. Ele finaliza: “Motivado por um intelecto criativo e um desejo de perfeição, ele não segue moda ou tendência, e sim uma filosofia de design modernista, combinada com mais de 50 anos de evolução. É simplesmente o Range Rover mais desejável já criado.” No Reino Unido, os preços partem de £ 94.400 (mais de R$ 725 mil), com possibilidade de customizações.
Veja mais detalhes do novo modelo 2022 na galeria de fotos a seguir:
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.