Com a crescente preocupação com questões ambientais, as montadoras de automóveis estão trabalhando arduamente para eletrificar suas frotas, anunciando investimentos em plataformas híbridas que em breve se tornarão realidade. Empresas como Volkswagen, Stellantis, Renault, Nissan e outras estão se preparando para atender às novas regulamentações de emissões que entrarão em vigor no Brasil nos próximos anos.

A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) entrará em vigor em janeiro de 2025, trazendo novos limites máximos de emissão de poluentes para os veículos vendidos no país. Essas novas regras serão mais restritivas, com redução significativa dos valores máximos de emissões permitidos, visando a redução da poluição gerada pelos automóveis.

A exigência de limites mais baixos para as emissões de gases poluentes tem incentivado as montadoras a investirem em tecnologias mais limpas, como os veículos híbridos e elétricos. Com a introdução de plataformas híbridas, as fabricantes poderão cumprir as novas regulamentações e reduzir a pegada de carbono de seus veículos.

A Stellantis, conglomerado que engloba marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já anunciou planos para iniciar a produção de carros sobre a plataforma STLA Hybrid em 2022. Enquanto isso, a Volkswagen também está se preparando para lançar a plataforma MQB Hybrid, que será utilizada na produção da picape Tarok. Já a Nissan, está planejando a fabricação de veículos híbridos, como a nova geração do Kicks e um SUV médio nacional.

Essas tecnologias híbridas estão rapidamente se tornando a próxima fronteira da indústria automotiva, substituindo os motores tradicionais a combustão. Como resultado, motores como o 1.4 TSI da Volkswagen, o 1.6 16V usado pela Peugeot e Citroën e o 1.8 da Chevrolet Spin estão com os dias contados, à medida que as montadoras se preparam para adotar tecnologias mais limpas e eficientes.

Com as novas regulamentações ambientais e a crescente demanda por veículos mais sustentáveis, as montadoras estão focadas em acelerar a transição para a eletrificação de suas frotas. Isso representa uma grande oportunidade para a indústria automotiva brasileira se posicionar como líder na produção de veículos híbridos e elétricos, atendendo não apenas às regulamentações ambientais, mas também às expectativas dos consumidores por veículos mais limpos e eficientes.

Fonte: Como é a lei que obrigará todas as fabricantes a terem carros híbridos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here