A Xiaomi pretende lançar um carro elétrico com condução autônoma até meados de 2024 e a empresa tem apostado pesado no setor para que isso aconteça. Um exemplo disso é que o fundador da empresa, Lei Jun, tem se empenhado pessoalmente no departamento automotivo.
Agora, após abandonar o cargo de CEO da própria Xiaomi, o executivo anunciou nesta quinta-feira que também está deixando o cargo de diretor na subsidiária Airstar Digital Technology.
Essa empresa pertence ao grupo Xiaomi e cuida principalmente da concessão de crédito aos consumidores na China. Além disso, ela também é responsável por processar pagamentos dos serviços oferecidos pela fabricante chinesa em seus smartphones.
Um detalhe que passou desapercebido é que Jun também abdicou do cargo de diretor executivo da Xiaomi Youpin, ou seja, da plataforma responsável pelo comércio eletrônico de produtos de estilo de vida.
Comentando o assunto, o departamento de relações públicas da Xiaomi confirmou a mudança do ex-CEO e disse que essa movimentação é “comum”, sendo que tudo está sendo feito para “otimizar o gerenciamento e processo interno”.
De toda forma, é interessante notar que Lei Jun tem mudado completamente o seu foco da tecnologia móvel para veículos elétricos. Atualmente, o executivo tem trabalhado para que o primeiro carro da marca chegue ao mercado carregado de novas tecnologias e com preço competitivo.
Nesta semana, o próprio Jun confirmou que ele tem coordenado mais de mil pessoas no departamento de pesquisa e desenvolvimento do carro elétrico. Por isso, deve estar faltando tempo para o executivo cuidar de outros assuntos do conglomerado.