Agora, a Lexus quer ficar os dois pés na eletrificação e lança o seu primeiro modelo que dispensa motores a combustão. O UX 300e conta com um motor capaz de oferecer 204 cv de potência e uma bateria que garante até 400 km de autonomia (segundo as medições do ciclo europeu NEDC). Em outras palavras, o modelo permite se deslocar pela cidade sem grandes problemas, mas não foi desenvolvido para uma viagem mais longa — em comparação, o primeiro SUV elétrico da Volkswagen, o ID4, garante ter autonomia de 550 km. Outro concorrente, o Tesla Model X, vai ainda mais longe e chega a 565 km..

Com a experiência de seus modelos híbridos, a fabricante aprimorou o desenvolvimento de suas baterias, com um sistema de ar-condicionado para evitar o superaquecimento do equipamento e a consequente redução de desempenho. Por outro lado, o modelo também está preparado para rodar em ambientes de frio extremo (-30ºC) sem prejuízo para a bateria, graças a um sistema interno de aquecimento.

De acordo com os números da Lexus, o carregamento do veículo será ligeiro: serão necessários 50 minutos para uma carga de até 80% da bateria. A empresa japonesa também garante a durabilidade do equipamento, com uma garantia de 10 anos, ou 1 milhão de km, para o funcionamento das baterias com alguma degradação (da mesma maneira que acontece com o seu celular após algum tempo de uso).

Assim como na versão híbrida, o UX 300e deseja se diferenciar da concorrência oferecendo um nível de conforto acima da média, com acabamento interno caprichado e equipamentos que garantem tecnologia na hora de dirigir.

O veículo já pode ser encomendado no mercado europeu e estará disponível aos clientes a partir de 2021. Ainda não há previsão para a versão eletrificada chegar no Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here