A Lightyear tem se esforçado para criar o carro elétrico mais eficiente do mundo e tem apostados as suas fichas no modelo One. A força exercida sobre o acelerador, obviamente, está diretamente ligada à duração da carga do veículo. No entanto, fatores externos, como a temperatura, também podem influenciar nesses números.
Pensando nisso a Lightyear submeteu o One a testes em Aprilia, na Itália, com temperatura de apenas 10ºC a 130 km/h – simulando o uso de um motorista na estrada.
VEJA TAMBÉM:
Apesar da velocidade relativamente alta, a autonomia do Lightyear One supreendeu e seu consumo de energia pemaneceu em 141 Wh/km. Ao todo, foram percorridos 400 km com uma única carga.
Segundo engenheiros da startup holandesa, se os carros da Tesla fossem equipados com a mesma bateria de 60kWh, eles consumiriam 211Wh/km, se submetidos às mesmas condições. Com isso, os carros da empresa de Elon Musk conseguiriam percorrer apenas 265 km com uma única carga.
Lightyear One é o carro elétrico mais eficiente do mundo
Representantes da Lightyear prometeram que o modelo seria capaz de percorrer 700 km com uma carga equipado com uma bateria com capacidade não superior a 60 kW/h. E a empresa, de fato, conseguiu chegar a esse número mas, obviamente, a velocidade foi menor: 85 km/h.
No teste, que foi realizado em julho do ano passado, o carro elétrico da Lighyear percorreu 710 km sem recarregar.
A principal característica do Lightyear One é o painel solar embutido no telhado. Ele permite que se acumule energia para 12 quilômetros em uma hora.
Os números são o suficiente para a marca holandesa classificar o veículo como o mais eficiente do mundo. A Lightyear promete iniciar a produção do One ainda em 2022, e poderá ser adquirido por U$ 150 mil (aproximadamente R$ 790 mil na cotação atual).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: