Carro movido a energia solar deve atingir 725 quilômetros de autonomia; fabricante promete entrega aos consumidores no próximo ano
A Lightyear, fundada em 2016 por ex-membros da Solar Team Eindhoven, uma equipe de estudantes de engenharia que venceu a corrida World Solar Challenge em 2013, 2015 e 2017, acaba de lançar um veículo elétrico movido a energia solar. Com cinco metros quadrados de painéis solares e quatro motores elétricos, “One” será capaz de entregar 725 km de autonomia e deve entrar no mercado em 2021.
Com a bateria integrada, o Lightyear One ultrapassa a capacidade dos seus concorrentes – bem mais que o 595 km do líder de mercado Tesla Model S. Uma das grandes diferenças no modelo, segundo a marca, é que suas células solares são 20% mais eficientes que as tradicionais. Ainda segundo a fabricante, as células estão envolvidas pelo vidro de segurança, o que as protege contra danos.
A empresa j;a aceita encomendas para os primeiros 500 Lightyear One. O preço de reserva do modelo é de R$ 700 mil (valor calculado em conversão direta, sem a adição de impostos). Quando chegar ao mercado, o valor deve ficar próximo de R$ 882 mil.
O carro movido a energia solar funciona como um elétrico com painéis solares. O que é vantagem, já que assim o motorista não fica a pé em dias nublados. O One pode ser carregado como um veículo elétrico plug-in mais tradicional, e o modelo suporta até 60kW de carregamento rápido, oferecendo 507 km de alcance por hora de carga.
O Lightyear One tem um total de quatro motores elétricos, o que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos. O modelo de cinco lugares parece espaçoso, especialmente levando em consideração a prioridade de o tornar eficiente e aerodinâmico.
Tem superfícies planas para as células fotovoltaicas embutidas no capô e no teto. Assim, mesmo que seja de admirar, os responsáveis referem que o Lightyear One está classificado para uma autonomia de 725 km no WLTP. Dessa forma, sabendo que tem um consumo energético de 83 Wh/km, isso sugere que a bateria seja de 60 kWh.
Graças à preocupação no aspeto da eficiência, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas) e as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20000 km anualmente.
Uma abordagem interessante é o uso de quatro motores elétricos independentes, um para cada roda, o que não significa apenas AWD, mas também vetorização de torque avançada. No tópico de carregamento, a Lightyear decidiu usar um carregador integrado (até CA trifásico de 22 kW) e carregamento rápido DC até 60 kW.