A partir desta sexta-feira, 8, Mogi Mirim será a referência da nova loja da Facanali Motors. Com a matriz em Espírito Santo do Pinhal, a unidade inicia suas atividades no município à Rua Padre Roque, nº 2811, no Jardim Áurea, prometendo revolucionar o mercado automobilístico, já que comercializa multimarcas zero quilômetros tanto de carros de alto luxo, quanto veículos de produção nacional.
“A Facanali é uma loja especializada na comercialização de veículos novos e seminovos de todas as marcas. Aqui, como já é em Pinhal, vamos ter todas as marcas, importados e nacionais. Se o cliente tiver dúvida de qual carro comprar, ele vai achar aqui, diferente das concessionárias que só trabalham com uma marca. Esse tem sido o nosso diferencial. Se o cliente quer uma Land Rover, nos vamos arrumar, se ele quer um Toyota, arrumamos, se a preferência é por um Volkswagen, vamos arrumar”, disse Eduardo Ávila, braço direito do proprietário Fabrízio Facanali.
A empresa surgiu há pouco mais de 15 anos em Pinhal. Iniciou suas operações vendendo apenas carros seminovos. Porém, em 2011, a Facanali fixou seu nicho de atuação nos carros zero km de todas as marcas, principalmente, os chamados premium de alto luxo, ou seja, os importados. Portanto, é possível encontrar na Facanali Motors carros como uma Dodge Ram, um Jeep Wrangler, uma BMW ou uma Porsche Macan, dentre outros modelos. Além, é claro, dos carros de produção nacional.
O resultado dessa mudança foi a conquista de clientes por todo o Brasil. E a consolidação no mercado veio com o investimento pesado feito pela empresa para vendas pela internet. “Investimos muito nas vendas on-line, para que os nossos anúncios pudessem chegar a São Paulo e a outros estados do país. Com a pandemia em 2020, o crescimento foi assustador, foi muito rápido”, apontou Ávila.
Foi com essa expansão que a Facanali decidiu abrir uma loja em Mogi Mirim. Um estudo promovido pela empresa mostrou que os clientes com poder aquisitivo para compra de carros importantes estavam concentrados na região de Mogi Mirim, num raio de pouco mais de 100 quilômetros. “É aqui onde estão os nossos negócios. Muita gente daqui foi comprar em Pinhal. Mogi Mirim será o nosso ponto de referência regional, está a 40 quilômetros de Campinas e a 150 quilômetros da Capital. Tenho certeza que será nosso polo para crescimento”, destacou.
Ávila reforçou o modelo de trabalho adotado pela Facanali, que é de trabalhar com todas as marcas. “Temos contato com redes de concessionárias, o que nos permite achar o modelo e a cor que o cliente está precisando naquele momento que, muitas das vezes, ele não acha na concessionária da sua cidade. Se tiver disponível, onde quer que esteja, nós achamos e entregamos para o cliente na loja em até sete dias por meio de plataforma, com seguro, conforto e qualidade do serviço”, enfatizou.
O trabalho on-line seguirá forte. Segundo Ávila, essa atenção tem colocado a Facanali no radar de qualquer cliente do país. “Prezamos muito a avaliação do Google, isso passa credibilidade ao cliente. Além disso, estar na internet significa reduzir a distância da venda. Hoje, 90% das vendas são por telefone, 50% dos clientes nem vai ver o carro. Ele liga já sabendo o que quer, os opcionais e acessórios que o carro tem, o conforto e a qualidade. Só fica para definir a cor. Ele compra e manda uma plataforma ou alguém vir buscar o carro na loja. E estamos falando de carros de R$ 500 mil a R$ 1 milhão”, comentou.
Elétrico
Além de revolucionar o mercado com a oferta, num único lugar, de carros importados e nacionais de diversas marcas, a Facanali Motors terá outro diferencial em Mogi Mirim. A empresa foi escolhida para disponibilizar um ponto de abastecimento elétrico para veículos da Porsche. Esse serviço já é oferecido na matriz de Espírito Santo do Pinhal e, dentro de pelo menos dois meses, também será ofertado na loja mogimiriana.
Eduardo Ávila informou que há modelos da Porsche com autonomia elétrica de 400 quilômetros. “Se alguém sai de São Paulo e vem para cá, não consegue voltar. Então, teremos esse ponto de carregamento”, adiantou. Para isso, a Facanali irá providenciar toda infraestrutura para dispor de um sistema de energia renovável. “É um processo em crescimento, o mercado está evoluindo para essa direção e temos que acompanhar essa evolução”, apontou.
CAUSA SOCIAL
A unidade da Facanali Motors de Mogi Mirim terá um espaço para uma causa social. Ela será a primeira loja física a comercializar o Tennessee Coffee, uma marca de café registrada pelo gerente de vendas da Facanali no município, Luiz Eduardo Gozzoli, mais conhecido como Dudu. Desde 2020, ele comercializa o café para retribuir o trabalho com sua filha feito por médicos, enfermeiros e demais colaboradores do Centro Infantil Boldrini, referência internacional no tratamento de câncer e doenças do sangue da criança e do adolescente.
Nascido em Espírito Santo do Pinhal, cidade produtora de café, Dudu resolveu criar a marca e destinar todo o lucro para o Boldrini. “Não é uma campanha, é para sempre. Existe um único propósito, que é o combate ao câncer infantil. Os médicos cuidam dos pacientes, os cientistas desenvolvem as curas, as vacinas e os remédios e nós saímos atrás de dinheiro para que isso aconteça”, apontou.
O propósito de Dudu nasceu de uma história de vida no Boldrini. Aos 15 anos, Maria Eduarda Gozzoli, a Duda, filha de Dudu, foi diagnosticada com câncer. Ela foi se tratar no Boldrini e a família viu de perto a dedicação de todos no hospital. No ano seguinte, ela precisou passar por um transplante de medula óssea. “A possibilidade de ver minha filha partir me fez perceber que dinheiro nenhum no mundo compra a felicidade de tê-la conosco”, contou.
Hoje, Duda está curada. Mas a experiência vivida pela família abriu um horizonte para que algo pudesse ser feito: ajudar na luta contra o câncer infantil. A ideia era vender algo cujo lucro pudesse ser revertido para o Boldrini. Daí surgiu o café. Dudu mora numa cidade rodeada por café. É um produto atemporal, entra em qualquer residência e não depende de religião e raça para ser consumido.
Assim, foi criado o Tennessee Coffee, com o slogan ‘o café com aroma de amor’. Patenteado por Dudu no Brasil e registrado nos Estados Unidos. E por que Tennessee? “Porque o primeiro paciente do Boldrini, foi tratado em Memphis, no Estado do Tennessee, nos Estados Unidos, por Silvia Brandalise, fundadora, médica e pesquisadora do Boldrini”, explicou.
Produzido na região mogiana, o Tennessee Coffe é comercializado no tipo café arábico e encontrado em diversas versões, como o tradicional, para exportação, grãos, cápsula e cappuccino, dentre outras.
A campanha do café conta com a filha Duda, que estampa as peças e ainda escreve o texto que explica o produto. Dudu conta com a parceria da Distribuidora Del Bianchi, através de Edinho Costa Junior.
“Conheci o Edinho através de uma venda de carro que fiz para ele, e ele se dispôs a fazer a venda e a distribuição. Não vendemos apenas para pontos de venda. Qualquer indústria, comércio, escritório, clínica e estacionamento que serve café para seus clientes e colaboradores podem ajudar a instituição por meio de um esforço mínimo. Na verdade, você ajuda o hospital e ganha o café de presente”, concluiu.