Enquanto avança a venda de veículos híbridos e elétricos no Brasil, cresce também a oferta de postos públicos de recarga. Em Salvador, há dez pontos. Dois deles foram instalados recentemente no Salvador Shopping. A ideia é dar comodidade ao cliente, dono de um veículo plug-in, que pode fazer compras, jantar ou ir ao cinema enquanto as baterias de seu carro são recarregadas (confira abaixo onde carregar seu plug-in).

O espaço fica no piso G2 (setor Rosa) e pode ser utilizado gratuitamente. Os equipamentos pertencem à marca Porsche Brasil, considerados os mais rápidos do País, com 11 kW (recarga AC). O modelo recarrega os veículos híbridos Plug-in e elétricos compatíveis com o padrão europeu (tipo 2).

O Salvador Shopping já contava com dois equipamentos da BMW instalados no ano passado e agora totaliza quatro. Todos os equipamentos possuem recarga rápida e praticidade no manuseio, além de dispositivos de segurança certificados de acordo com os padrões internacionais de proteção elétrica e mecânica.

São em média 12 abastecimentos por semana, o que deve aumentar conforme as vendas desse tipo de veículo expandem. Na Bahia, há disponíveis modelos da BMW em versões híbridas plug-in do Série 3, Série 5, Série 7, X3 e X5, além dos modelos 100% elétricos i3 e i8. Da Mini, há Cooper S E Countryman All4.

Da Volvo são os modelos XC90 T8 Híbrido, XC60 T8 R-Design, S90 T8 Híbrido e XC40 T5 R-Design em opção híbrida plug-in. A Jaguar oferece o I-Pace, a chinesa JAC, o subcompacto iEV20 e o SUV compacto ieV40. Em breve, Nissan deve expandir a oferta do Leaf para a Bahia, assim como a Chevrolet deve disponibilizar o Bolt, a Volkswagen o Golf GTE, a Audi o e-tron e em meados do ano que vem, conforme já anunciado, chega o Peugeot 208 e-GT.

Volvo XC60 híbrido, há opções plug-in
Volvo XC60 híbrido, há opções plug-in

Parceiros

Aos poucos, o mercado baiano é invadido por esses eletrificados – sem contar os modelos que não precisam de tomada, caso de Toyota (RAV4 e Corolla) e toda linha Lexus, que são modelos híbridos que não precisam de recarga na tomada.

Até de uma importadora que não possui autorizada na Bahia, caso da Porsche em parceria com o Salvador Shopping, há um investimento por tomadas que servem não apenas a modelos da marca, cuja concessionária mais próxima está em Recife, como aos demais concorrentes.

“Estamos alinhados com a estratégia das montadoras que representamos. BMW e Volvo estão muitos empenhadas nesse processo de implantação de eletropostos, até o final deste ano e com toda a certeza ao longo do ano que vem. Eles têm nos demandado muito em relação à indicação de pontos. Ao mesmo tempo, eles, nacionalmente, têm fechado parcerias e algumas outras estão em negociação, envolvendo estacionamentos e rede de supermercados, afirma Aurivalter Silva Junior, diretor comercial do Grupo GNC, que doou os pontos de recarga no Bahia Marina, Shopping Barra e Shopping da Bahia.

As parcerias ajudam a dar celeridade à implementação. “Nossa estratégia é estar junto deles. Alguns a gente doa, outros a montadora doa, outros é o próprio local de implantação que compra os eletropostos. BMW e Volvo estão correndo com isso”, conclui Silva Junior.

Atenção para os vários tipos de tomada
Atenção para os vários tipos de tomada

Confusão de padrões

Para auxiliar na busca por eletropostos, o aplicativo PlugShare, disponível para celulares Android e iOS, é uma ferramenta muito útil ao indicar onde ficam os locais de recarga e os tipos de plugue que aquela estação dispõe.

Com tecnologias desenvolvidas nos quatro cantos do mundo, os donos de veículos plug-in precisam se acostumar com os diferentes tipos de tomada. No mundo, existem oito e no Brasil encontramos cinco. A mais comum é a do Tipo 2, a mais presente na Bahia também, geralmente utilizada em veículos de origem europeia.

Da JAC, iEV20, iEV60 e iEV330 (picape) utilizam o GB/T (padrão chinês), o mesmo do Caoa Chery Arrizo 5, enquanto o Nissan Leaf utiliza o padrão japonês, a tomada CHAdeMO. O Chevrolet Bolt utiliza o Tipo 1, modelo dos norte-americanos.

Em meio a tantos padrões, os modelos AC do Tipo 2 são os mais utilizados. “Nós sugerimos através da associação (ABVE), o Tipo 2 de carga lenta, porque é maioria, ou de carga rápida o Tipo 2 CCS. Talvez essas marcas, como Nissan, JAC e outras que vierem, passem a vender o Tipo 2 também”, afirma Eduardo Sousa, diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e executivo da Electric Mobility Brasil, que comercializa no Brasil os carregadores da portuguesa Efacec, que funcionam no corredor elétrico da Via Dutra, por exemplo.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here