Pensar em tecnologia do futuro tem menos a ver com a possibilidade de carros voadores e mais com o cuidado com a sustentabilidade e usabilidade funcional para o dia a dia – e não por isso deixa de ser animador.
Pensar em tecnologia do futuro tem menos a ver com a possibilidade de carros voadores e mais com o cuidado com a sustentabilidade e usabilidade funcional para o dia a dia — e não por isso deixa de ser animador. Com iniciativas que levam rumo à mobilidade elétrica, a BMW Group sai na frente com planos de ter 25 modelos de veículos eletrificados até 2023, além de já desenvolver um ciclo de materiais sustentáveis para células de baterias. Um passo certo nesta direção é o lançamento mais recente da marca alemã, o híbrido plug-in BMW X3 xDrive30e.
Com um motor elétrico que usa uma bateria de íon-lítio com 109 cv de potência. No modo híbrido, o modelo garante que, em velocidades constantes, o consumo de combustível e a emissão de gases é reduzido em deslocamentos feitos no dia a dia. Para carregar a bateria, a BMW disponibiliza junto a compra do X3 xDrive30e um BMW Wallbox de 22kW sem custo adicional, que realiza o abastecimento em três horas e meia (ou em menos de seis se você usar uma tomada doméstica). Além dos benefícios a longo prazo produzidos por um carro de baixa emissão, está também a economia: ele faz 29 km/l na cidade e 31,7 km/l na estrada, o tornando o SUV híbrido 4×4 mais eficientes do mercado nacional*. Já a combustão só funciona sozinha em velocidades altas ou com a necessidade de uma aceleração elevada, geralmente em estradas ou no off road.
Em relação aos atributos internos, a tecnologia e conectividade permanecem à altura da BMW, que segue com o ConnectedDrive e oferece serviços úteis como concierge, chamadas de emergência, informações em tempo real sobre o trânsito. Além disso, com o Android Auto e o Apple CarPlay é possível espelhar a interface dos smartphones para ter acesso aos aplicativos — fora o carregador por indução. Ah, todas as funções do carro podem ser acionadas pelo comando de voz usando “Olá, BMW”. Aproximando o prazer de dirigir ao futuro, o xDrive30e conta com uma nova geração de aprendizado por inteligência artificial. Isso significa que alguns hábitos comuns se tornam automatizados, como a temperatura.
O lançamento chega ao Brasil menos de cinco meses após seu lançamento nos Estados Unidos e vem com uma versão topo de linha, o X Line, que conta com pequenas diferenças de acabamento e de tecnologia, como é o caso do Driving Assistant Plus, assistente ativo de proteção contra colisão lateral, alerta de tráfego em cruzamentos em casos de visibilidade restrita e assistente auxiliar de troca de faixa.
Para saber mais, visite o site da BMW usando o nosso QR Code – basta apontar a câmera.
*Fonte: Inmetro planilha divulgada em 12/03/2020