Fabricante especializada em carros elétricos, a chinesa BYD acaba de lançar o SUV Tang na Noruega, país onde os elétricos representam mais de 50% das vendas. Totalmente elétrico, o SUV médio chama a atenção pelo belo visual e oferece alcance de 400 km. Ele também é o primeiro modelo da BYD a chegar à Europa, inicialmente em um lote de 100 unidades. Posteriormente, a marca chinesa pretende lançar outros modelos e ingressar em outros mercados do continente europeu.
O design é o grande destaque do novo BYD Tang. Projetado pela equipe internacional de design da marca chinesa, liderada pelo renomado designer ex-Audi Wolfgang Egger, o modelo traz forte inspiração ocidental. Na dianteira, os faróis são de led e a grade conta com formato trapezoidal. Na lateral, as linhas são limpas, e o BYD Tang conta com linha de cintura elevada.
A terceira janela é interligada ao vidro traseiro através de uma interessante solução estética. Na parte de trás, o BYD Tang traz lanternas de led interligadas, que lembram o layout do sedã Dodge Charger. Logo abaixo, há ainda a frase “Build Your Dreams” (Construa seus sonhos), que é o significado para a sigla BYD. A placa fica localizada no para-choque, que traz um aplique em plástico preto na parte inferior da peça.
Por dentro, o destaque do novo BYD Tang é a central multimídia de aspecto flutuante. Com tela de 12,8’’, ela é giratória, e pode ser utilizada tanto em orientação vertical como horizontal. Com capacidade para sete passageiros, o BYD Tang conta com assentos de couro com funções de ventilação e aquecimento, 12 alto-falantes e iluminação ambiente de 31 cores.
Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD Tang pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. O modelo é equipado com dois motores, um em cada eixo, que oferecem 516 cv de potência combinada. A tração é integral, e de acordo com a BYD, o Tang acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Os freios a disco dianteiros são da marca Brembo.
A BYD pretende entregar 1.500 unidades do SUV Tang para a Noruega antes do final de 2021. Na Noruega, o modelo custa 599.900 coroas norueguesas (cerca de R$ 357 mil). Pouco conhecida no Brasil, a BYD já oferece localmente o furgão eT3, além de caminhões e chassis de ônibus, todos elétricos. Há anos já com planos de vender carros de passeio no Brasil, o novo BYD Tang poderia ser uma ótima opção para compor o portfólio da marca chinesa, e seria concorrente do futuro Jeep Commander e do Volkswagen Tiguan AllSpace. No entanto, o SUV médio elétrico chinês ainda não tem previsão de chegada ao país.