A Jidu, startup de carros elétricos que pertence às chinesas Geely e Baidu, recebeu um aporte financeiro de US$ 400 milhões para expandir e desenvolver sua linha de automóveis, em uma movimentação conhecida como “financiamento da Série A”.
As duas gigantes já estão habituadas com os automóveis, afinal a Geely é uma famosa montadora chinesa e já fez aquisições importantes no mercado, como a compra da sueca Volvo. Já a Baidu, considerada a Google da China, investe pesado em automóveis autônomos.
No caso da Jidu, a ideia das empresas é de tirar do papel o carro elétrico “Robocar” que, como o próprio nome sugere, seria uma espécie de carro-robô, com alto grau de direção autônoma e muita tecnologia embarcada — além do apelo para pequenos deslocamentos urbanos.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Com esse investimento, as duas empresas (principalmente a Baidu) se consolidam como importantes players tecnológicos dentro do mercado automotivo, algo parecido com que fizeram Huawei e Xiaomi anteriormente com aportes igualmente gigantescos.
Segundo o CEO da Jidu, Xia Yiping, a startup pretende levantar cerca de US$ 7,9 bilhões nos próximos cinco anos.
O Robocar
Anunciado no Salão do Automóvel de Pequim em 2021, o Jidu Robocar é um conceito adotado pela Baidu para atuar no mercado de veículos autônomos e elétricos, porém com um nível superior de tecnologia embarcada, fugindo um pouco da direção automatizada pura e simples.
Atualmente, apenas um teaser (vídeo acima) do produto é conhecido, e ele revela muito pouco do que será, de fato, esse automóvel.
O lançamento do Jidu Robocar é estimado para 2023.
Fonte: Reuters
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.