Mazda apresenta patente de híbrido com motor rotativo Wankel

A Mazda apresentou uma patente de híbrido com motor rotativo Wankel, uma tecnologia que surgiu nos anos 60 a bordo dos carros da NSU e que deu continuidade na marca japonesa, mais especificamente no esportivo RX-8, que saiu de linha há alguns anos devido à emissão excessiva de CO2.

A patente agrega ainda supercapacitores e um pacote de baterias que podem ser de estado sólido. Essa arquitetura da Mazda contempla tração nas quatro rodas e posicionamento longitudinal do conjunto motriz, que ainda pode receber um motor a combustão, mesmo um V6.

Mazda apresenta patente de híbrido com motor rotativo Wankel

Nas imagens, o conceito complexo da Mazda envolve essencialmente o uso do motor Wankel, rebatizado agora de Skyactiv-R. Sua principal vantagem é o tamanho reduzido, descrito como sendo equivalente a duas caixas de sapato. Embora seja um pouco diferente da arquitetura mostrada, a frente apresenta duas opções.

Uma é o uso do Skyactiv-R, enquanto a outra é um motor a combustão, que pode ser de quatro cilindros ou mesmo um V6. Esses propulsores serão conectados a um motor elétrico. Este então se liga ao diferencial no eixo traseiro por meio de um cardã.

Mazda apresenta patente de híbrido com motor rotativo Wankel

O híbrido da Mazda ainda dispõe de uma bateria de lítio de 3,5 kWh, que ficará sobre o cardã. Ela, por sua vez, será alimentada não só pelo motor a combustão, mas por um grupo de supercapacitores, que serão instalados na frente do carro. Eles ficarão localizados bem próximo das rodas dianteiras, onde ficam dois motores elétricos (um em cada roda).

Assim, eles fornecerão energia imediata para as rodas dianteiras, que terão de forma combinada 34 cavalos. Com isso, o híbrido terá tração nas quatro rodas, mas poderá rodar com apenas um dos eixos se necessitar. A questão relativa ao Skyactiv-R é que – por sua posição central – permitirá oferecer mais espaço para os supercapacitores no cofre.

Mazda apresenta patente de híbrido com motor rotativo Wankel

Por ora, o que se sabe é que essa arquitetura será empregada no próximo RX-8, mas recentemente foi confirmado que o próximo Mazda6 terá tração traseira nativa, com motor e câmbio em longitudinal, incluindo uma versão híbrida plug-in. Pode ser que essa tecnologia seja empregada também neste sedã, assim como em uma eventual versão cupê, já cogitada.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here