Um estudo realizado pela BloombergNEF informa que o mercado global de carros elétricos deve movimentar US$ 7 trilhões até 2030. De acordo com a pesquisa, quatro fatores devem impulsionar o mercado para sustentar essa margem: avanços na tecnologia de eletrificação dos veículos; queda no custo das baterias; novas ofertas das montadoras e o aumento da infraestrutura de recarga.
LEIA MAIS > Uso do etanol para gerar eletricidade ajuda a criar um novo Proálcool, afirma pesquisador da Unicamp
O estudo ainda informa que há atualmente dez milhões de unidades de passeio nesse padrão, o que representa 4% do total de vendas globais de automóveis.
LEIA MAIS > Hidrogênio verde: entenda o potencial da célula de combustível por etanol
Os efeitos do aquecimento desse mercado já podem ser vistos no Brasil, onde de acordo com informações publicadas pelo Valor Econômico, empresas anunciam metas para aumentar o número de automóveis elétricos em suas frotas próprias e terceirizadas.
LEIA MAIS > Montadora lançará seis carros híbridos elétrico com etanol no Brasil até 2026
A locadora de veículos Unidas é uma delas. De seus atuais 178,6 mil carros, 400 são veículos eletrificados. Segundo a direção da empresa, o objetivo é agregar milhares de carros elétricos até 2027.
LEIA MAIS > Brasileiros querem carro elétrico como opção de compra
A iniciativa é parte de uma ação de ESG da companhia, que lançou um programa de carbono neutro, com a meta de neutralizar toda a emissão de carbono e gases de efeito estufa de sua frota até 2028. Atualmente, o grupo já utiliza etanol em 93% dos veículos, recurso que emite 111 vezes menos poluentes por quilômetro rodado comparado a gasolina.
Especialistas debatem futuro da mobilidade no Brasil
Números relevantes despertam debate sobre o futuro da mobilidade. E amanhã, quarta-feira, 22/9, às 19h, especialistas debatem sobre isso durante o Webinar JornalCana que terá como tema: O Papel do Etanol no Futuro da Mobilidade – Carros Elétricos X Célula de Combustível.
Estarão presentes:
- Alfred Szwarc, consultor em biocombustiveis e mobilidade sustentável
- Gonçalo Pereira, professor da Unicamp
- Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor UNIFEI, Pesquisador NIPE/UNICAMP
- Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina
Para participar
Acesse: www.jornalcana.com.br/webinar e faça sua inscrição GRATUITAMENTE!
Patrocínio
AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br
BioCon – Bem vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo! Saiba mais no site prousinas.com.br.
S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br
TT do Brasil – Evoluindo a mecanização na cultura da cana.