Os veículos elétricos vêm crescendo não só em vendas, mas também em tamanho! O mais novo exemplo dessa afirmação é o Mercedes-Benz EQB, SUV com motor elétrico que acomoda sete pessoas e traz melhorias e tecnológicas, como direção semiautônoma.
Evolução natural do utilitário GLB, o carro é uma das atrações do Salão de Xangai, que ocorre nesta semana. E conforme os planos da montadora, há pressa para lançar o modelo na Europa, Ásia e Estados Unidos. No Brasil, ainda não há confirmação de quando ou se o EQB chegará ao mercado.
publicidade
Terceiro carro elétrico da Mercedes apresentado em 2021, o EQB foi baseado no estilo Progressive Luxury, aplicado nos outros EVs da linha. Junto ao SUV, a fabricante também conta com os novos EQA – ou se preferir, o “GLA elétrico” – e o EQS, topo de linha que conta com 770 km de autonomia e carregamento ultrarrápido.
E o EQB chega com espaço interior comparável ao GLB, registrando 4,68 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura – ou seja, com espaço o suficiente para você e várias pessoas dentro do carro ficarem mais do que confortáveis.
O modelo também conta com até 1.710 litros de capacidade no porta-malas, se você virar a segunda e terceira fileiras para baixo, que são ajustáveis. Assim, o SUV se torna um carro de dois-lugares com imenso espaço de carga.
Leia mais:
E claro, o EQB tem muita tecnologia. Na condução, por exemplo, o modelo usufrui de sistemas de automação veicular (ou direção semiautônoma) cada vez mais comuns, como assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência e detecção rápida de objetos na pista, mesmo durante a noite, chuva ou neblina.
No pacote opcional de assistência, há ainda a possibilidade de o carro incluir assistente de manobras, função “corredor de emergência” – no qual o EQB abre espaço automaticamente para veículos de resgate em engarrafamentos – e alerta avançado para manobras em ré.
Em relação à segurança, o EQB conta com a mesma proteção que reside no chassi do GLB, aprimorado para as demandas elétricas. No modelo, as baterias são bem protegidas e auxiliam na função estrutural, melhorando a rigidez e o conforto de rodagem, por consequência.
E mais: a Mercedes criou um aplicativo (app) de navegação que calcula rotas conforme a autonomia – mediante condições climáticas, relevo e trânsito –, além de mostrar a localização de pontos de recarga.
Desempenho e autonomia do Mercedes-Benz EQB
O EQB será vendido em, ao menos, três versões: a europeia é a 350 4MATIC, com cerca de 280 cv de potência e tração integral. Já a edição chinesa contará com a variante esportiva AMG Line e seus poderosos 292 cv, que devem levar o SUV de 0 a 100 km/h em aproximadamente seis segundos.
Também terá versões mais básicas do SUV elétrico, focadas em rotas mais curtas e comercializadas apenas com tração dianteira e 100 cv a menos, mas com autonomia satisfatória de 418 km
Lembrando que o modelo é compatível tanto com carregadores veiculares públicos quanto com tomadas domésticas, seja via corrente alternada ou contínua. De acordo com a Mercedes, é possível recarregar as baterias de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Na Europa, a montadora fez parceria com diferentes redes de recarga, visando oferecer soluções de pagamento e compatibilidade com mais de meio milhão de pontos ao redor do mundo.
Será que vem para o Brasil?
Inicialmente, o EQB será fabricado para a Europa na fábrica em Kecskemét, Hungria. A China, que obriga parceria com empresas locais, terá produção dedicada em Pequim, operada em convênio com a nativa BBAC.
Nos Estados Unidos (EUA), as unidades do carro só devem chegar em 2022. Não há previsão do modelo ser vendido no Brasil, que vende o GLB em nosso mercado entre R$ 250.000 a R$ 300.00.
E a Mercedes não tem tempo a perder com a produção do novo EQB! A pressa se justifica por conta de lançamentos de modelos semelhantes de outras marcas, como ID.6 da Volkswagen.
Fonte: Top Gear
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!