A Mercedes também faz parte da revolução elétrica do mundo automóvel, no entanto, a sua estratégia parece estar a mudar… É que a gigante Alemã não parece ver muito futuro nos carros híbridos, especialmente nos cada vez mais populares modelos ‘Plug-In’! Que muito resumidamente, são carros a combustão, capazes de fazer uma série de Kms puramente elétricos, graças a um motor elétrico e uma bateria de pequenas dimensões. São também carros capazes de juntar os dois motores, para chegar a níveis de potência muito interessantes.
Um bom exemplo disto mesmo, é o Mercedes Class A 250e, que tem sido um sucesso um pouco por todo o mundo. (Tenho um em casa!)
Mas vamos perceber o que se está a passar.
Mercedes quer desistir dos híbridos ‘Plug-In’! Porquê
Portanto, após um grande leque de carros apresentados no Salão de Munique, tudo indica que a Mercedes quer começar a dizer adeus ao desenvolvimento de novos sistemas híbridos plug-in.
Quem o disse foi o Chefe de Desenvolvimento da Daimler, Markus Schäfer, afirmando que não existe futuro na tecnologia, e por isso, não existe qualquer interesse por parte da Mercedes.
Aliás, o executivo deixou muito claro que não existem quaisquer planos para novos desenvolvimento, dizendo “Os investimentos já foram feitos, agora, estamos a utilizar as tecnologias.”
Curiosamente, não é apenas a Mercedes a desistir das motorizações híbridas!
Outras fabricantes também pensam de uma forma muito similar, olhando para estas motorizações como demasiado complexas, e na verdade, com demasiados encargos para os consumidores. (Encargos? Sim! São carros tradicionalmente mais caros, e a manutenção da unidade a combustão num carro híbrido, é exatamente a mesmo que podemos encontrar num carro “normal”)
A lógica é muito simples! Um veículo híbrido plug-in conta com duas unidades de propulsão, uma elétrica e outra a combustão. Por isso, como deve imaginar, fazer com esses sistemas trabalhem em conjunto será sempre mais caro e complexo do que desenvolver um carro exclusivamente elétrico. (Sendo também uma aposta com menos futuro!)
Ou seja, as fabricantes vão começar a olhar a 100% para os carros full elétricos, esquecendo os híbridos.
Contudo, isto não significa que os híbridos plug-in vão desaparecer já do mercado. Aliás, a própria Mercedes tem planos para lançar novos modelos Plug-In, com autonomias puramente elétricas já a tocar nos 100KM.
Entretanto, em 2022, a marca terá modelos 100% elétricos em todos os segmentos, enquanto que em 2025 todas as novas plataformas serão elétricas e o desenvolvimento e produção de baterias serão fortemente impulsionados na Europa. A marca alemã planeja vender somente carros elétricos a partir de 2030, com um porém: “quando as condições de mercado permitirem”.