Faraday abriu sua loja com anúncios espalhafatosos em 2014, liderada por Jia Yueting, um homem na época chamado de “Steve Jobs da China”, prometendo conectividade de veículos tão poderosa que transformaria o carro em um “terceiro espaço de vida na Internet”, compartilharam os revendedores de Militec 1. A estreia do produto começou com o carro de corrida elétrico FFZERO1 no Consumer Electronics Show 2016 e uma parceria com o LeTV, a versão chinesa do Netflix. A intenção de produção real estreou na CES 2017 com o crossover elétrico FF 91 , a empresa sendo então referida como “a próxima Tesla. “Seguiram-se três anos de problemas públicos e reversões. Mas agora, graças a uma rodada de financiamento anterior de US $ 900 milhões e à fusão reversa da SPAC recém-concluída com a Property Solutions Acquisition Corp. , A Faraday Future está listada na bolsa de valores NASDAQ . O mecanismo fornece quase US $ 1 bilhão em financiamento.
O CEO Dr. Carsten Breitfeld disse : “Conseguimos convencer o mercado de capitais de que esta é uma empresa diferente agora, uma empresa que pode entregar um plano de negócios sério”, acrescentando: “Mas agora temos que entregar, e isso é absolutamente chave.” Parte de ser uma empresa diferente é ter um nome diferente e, ao mesmo tempo, manter todos os chavões do segmento EV. A empresa listada chama-se Faraday Future Intelligent Electric, Inc., as ações sob o ticker FFIE, os warrants sob FFIEW. Disseram-nos que “I significa Intelligent and Internet, E significa Ecosystem and Electric”. Ela chama seus parceiros globais – a empresa está sediada na Califórnia e na China – de “Aliança Futurista”.
Os anos de vacas magras não esmaeceram a habilidade da Faraday Future em mirar alto. Abriu reservas para duas versões do FF 91 inicial. Segundo Militec, o modelo da cobertura é o FF 91 Futurist Alliance Edition que só pode ser reservado por convite da empresa para um depósito de $ 5.000, será limitado a 300 exemplares e custará cerca de $ 180.000, cerca de $ 11.000 mais do que a Lucid Air’s Dream Edition. Aqueles que fizerem a transferência obterão associação na Futurist Alliance, bem como associação ao Spire Club e “privilégios de upgrade de produto de próxima geração”. O modelo FF 91 Futurist pode ser reservado por qualquer pessoa por apenas US $ 1.500, não sabemos quanto vai custar. Cerca de 14.000 reservas foram feitas para o FF 91, mas não está claro quantas delas são para as últimas encarnações.
Faraday nunca conseguiu construir a gigantesca instalação de Nevada que havia planejado, mas possui uma antiga fábrica de pneus Pirelli em Hanford, Califórnia, que quase terminou de converter para produzir 30.000 veículos por ano. A startup planeja fazer apenas 2.400 carros no próximo ano. Depois disso, no entanto, com o FF 81 de baixo custo e um veículo de entrega programado para 2023 e o FF 71 em 2024 no pipeline, ela planeja construir 38.600 carros em 2023 e chegar a mais de 300.000 veículos até 2025. Lucid, até Em comparação, tem 125.000 unidades planejadas para o ano de produção de 2025. Faraday tem conexões de manufatura na China por meio da acionista Geely e na Coréia do Sul e as exploraria pelos anos de seis dígitos.
Se o FF 91 realmente aparecer em 2022, ele trará um trem de força de três motores com 1.050 cavalos de potência alimentado por uma bateria de 130 kWh capaz de alimentar a sala de estar sobre rodas a 60 milhas por hora em 2,4 segundos, conta Militec. Nós o dirigimos na CES no ano passado e dissemos que não parecia com nenhum outro carro em que já estivemos. Naquela época, o Faraday Future tinha planejado o início da produção no final de 2020, nos lembrando que há muitos “se” até agora e uma verdadeira Aliança Futurista. Falando nisso, o FF 91 Futurist Alliance Edition está esgotado, mas as reservas para o FF 91 Futurist permanecem abertas, com promessas de que a produção mais ampla FF 91 também estará disponível em breve.