Desde sempre que a Tesla tem uma preocupação especial com a segurança dos seus carros elétricos. Estes são desenhados e produzidos com os padrões elevados para garantir que os utilizadores estão protegidos e seguros.
Mais uma vez, este padrão foi atingido e o mais recente modelo da Tesla obteve uma pontuação máxima nos testes de colisão.
Segurança é essencial nos Tesla
Há vários anos que os carros elétricos da Tesla são testados pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Esta entidade norte-americana avalia a proteção que estes veículos oferecem aos condutores e aos passageiros.
Todos os modelos anteriores foram testados e conseguiram ter uma nota máxima, com 5 pontos em 5 possíveis. Tanto o Model S, como o Model X ou o Model 3 tiveram anteriormente pontuações máximas nos testes que realizaram, revelando o cuidado que a Tesla coloca neste ponto.
Model Y foi o último a ter nota máxima
O mais recente veículo a ser testado foi o Model Y e certamente não se esperava que a marca afrouxasse no campo da segurança. Este manteve o padrão da Tesla e voltou a ter uma pontuação máxima nos testes da NHTSA, que se mostraram bastante exigentes.
Para além de ter uma nota máxima no total, o Model Y teve igualmente os mesmos valores nas diferentes categorias. Em cada uma em que foi avaliado, o carro elétrico da Tesla conseguiu passar com distinção e tirar novamente 5 pontos em 5 possíveis.
Avaliação dos carros com condutor
Importa destacar que estes testes realizados estão apenas homologados para carros conduzidos por humanos e em situações específicas. Não servem para avaliar as situações autónomas de condução, em que o Autopilot esteja ativo e a controlar o carro.
Por agora, os testes estão apenas aferidos para o mercado americano. A NHTSA corrigiu há alguns anos os seus testes e as avaliações, corrigindo uma situação anormal. Nesta, o Model S conseguiu ter uma pontuação impossível (5,4 em 5 pontos máximos).