Ele conta que a massificação da eletrificação automotiva encontra-se cada vez mais presente no exterior, inclusive com aplicação de novos materiais, como o Carbeto de Silício (SiC), para o desenvolvimento de componentes eletrônicos. “Ele ajuda na eficiência energética e no aumento da autonomia do veículo elétrico”, revela.

Tais inovações revelam um caminho sem volta: a eletrificação faz parte do futuro da indústria automotiva e a Bosch está presente nesse contexto, oferecendo soluções aos veículos elétricos, aos híbridos e híbridos flex., diz.  

“Nos modelos híbridos, o papel do motor elétrico é muito importante, não só como propulsor, mas também por atuar como gerador recarregando a bateria durante as frenagens. Há ainda o híbrido plug-in, que conta com bateria recarregável por meio de conexão com a rede elétrica”, diz.   

Solução adequada para a questão climática 

Marcos Palásio, gerente de desenvolvimento de sistemas powertrain da divisão Powertrain Solutions da Bosch, acrescenta que o veículo híbrido flex une o melhor dos dois mundos: propulsão elétrica sem dependência de rede de recarga e motor por combustão interna com combustível renovável de baixa pegada de carbono. “Com o diferencial que temos na utilização do etanol como combustível, a essa solução endereça a questão climática de maneira rápida e inteligente”, salienta.

Para ele, tanto os carros híbridos como os elétricos contribuem substancialmente para a redução da emissão de gases do efeito estufa. “Contudo, o veículo híbrido flex aproveita melhor os benefícios de dois propulsores, sem o temor de o motorista ficar na mão por conta da bateria descarregada ou o desconforto de uma autonomia limitada”, pondera.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here