A Tesla sempre gerou polêmica no setor de automóveis e de tecnologia. Desde o visual diferente do Cybertruck até o ambicioso projeto de carros autônomos, que vez ou outra gera um acidente.

Nessa linha, a polícia montada canadense flagrou uma cena que é, no mínimo, inusitada. Um motorista estava dormindo enquanto “dirigia” – e esse termo deve mesmo vir entre aspas – um Tesla Model S a 140 km/h.

O que ocorreu foi uma sucessão de fatos errados. A polícia se aproximou do veículo em alta velocidade, aparentemente sem passageiros (os bancos estavam reclinados), e começou a buzinar para liberar o trânsito. A partir daí, o veículo, com sensor de trânsito, viu o tráfego livre e acelerou automaticamente até atingir 150 km/h.

O painel de informações e controle do Tesla Model S (Foto: Rafael Paixão) — Foto: Auto Esporte

O incidente ocorreu em julho, na província de Alberta, Canadá. O limite de velocidade nas rodovias da região varia entre 100 km/h e 110 km/h.

O sargento Darrin Turnbull, da polícia montada, afirmou nunca ter visto nada assim em seus 23 anos de corporação. “Ninguém olhou para fora do carro para ver o que estava acontecendo”, afirmou. “Nós acreditamos que o veículo estava no piloto automático, que tem um sistema de direção e segurança muito avançados, realmente ajuda o motorista. Ainda assim, você precisa dirigir”.

Turnbull ainda afirma que as recomendações do fabricante nem sempre são respeitadas e que a polícia vai fazer campanhas para impedir esse tipo de situação.

O exterior do Tesla Model S (Foto: Rafael Paixão) — Foto: Auto Esporte

As autoridades disseram que a Tesla criou sistemas que ajudam o motorista a dirigir de maneira mais seguras. Segundo a montadora, o carro possui diversos tipos de sensores, um arranjo que pode acelerar e frear automaticamente, além de manter a faixa de rodagem, deixando o motorista menos preocupado com acidentes por causa de pontos cegos ou excesso de velocidade.

O vídeo apresenta o Tesla Model Y em diversas situações de frenagens e acelerações automáticas. Além disso, o motorista pode contar com um sistema que mantém o carro na mesma pista a uma velocidade constante. Mas, por mais que o motorista possa ficar algum tempo sem as mãos no volante, ele precisa permanecer acordado.

Com o novo quadro de instrumentos do Tesla Model S é possível perceber que os diversos sensores tem informações das mais variadas sobre a pista, permitindo uma resposta automatizada e segura (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

O sonolento motorista de 20 anos foi autuado por excesso de velocidade, direção perigosa e teve a habilitação suspensa por 24h. Ele irá para julgamento em dezembro.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here