Quando falamos em carros elétricos, provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça é Tesla ou Elon Musk. Mas uma coisa que o Tesla, digo, o Elon Musk não fez foi o carro elétrico mais rápido e caro do mundo. Esse título fica com o Nio EP9, da fabricante de carros elétricos Nio e ex-proprietária da NextEV, equipe da Formula E.
Lançado em 2016, o Nio EP9 não foi feito para as estradas e, na verdade, nem mesmo tem autorização para isso. Ele foi fabricado com o intuito de mostrar o potencial dos carros elétricos. Quem tiver 1,2 milhão de dólares (R$ 6,3 milhões) sobrando pode comprar o veículo e experimentar todo o seu potencial nas pistas de corrida. Assim como fez Peter Dumbreck, piloto escocês que fez a segunda volta mais rápida de um carro elétrico no Nordschleife, o temido e famoso circuito alemão onde Niki Lauda sofreu o seu grave acidente.
No Inferno Verde, apelido inspirado na enorme floresta que circunda a pista, o Nio EP9 fez o tempo de 6:45,900. Apesar do ótimo tempo, em uma pista que a média fica próximo dos sete minutos, 2 anos depois do seu recorde para carros elétricos, em junho de 2019, a Volskwagen trucidou o recorde da fabricante chinesa com seu protótipo ID.R. O carro alemão marcou 6:05,336. Ainda assim, o tempo do Nio EP9 é um dos mais 10 mais rápidos de Nordschleife. Ele atinge a velocidade máxima de 350km/h e chega a 200km/h em 7,2s.
Conforme apresentado pelo canal Fully Charged, o carro foi desenhado de fora para dentro. Primeiro a Nio fez o monocoque em fibra de carbono para acomodar um piloto (motorista seria modéstia) e um passageiro. Esse monocoque pesa somente 165kg. O seu interior lembra muito um protótipo de Le Mans, com um grande espaço entra a porta e o cockpit. Uma vantagem do Nio EP9 é que a bateria pode ser trocada em 8 minutos. Para um carro de corrida e um milionário que quer aproveitar um dia na pista, essa rapidez é fundamental. Inclusive essa é uma características da Nio, fabricar carros que podem ter a bateria trocada rapidamente. Na China, a empresa investiu em diversos pontos de trocas de bateria nas estradas.