A Nissan vai lançar um carro híbrido no Brasil em 2023. Em evento realizado nesta terça-feira (23) em São Paulo, a montadora japonesa confirmou a chegada da tecnologia e-Power ao país no ano que vem, mas não disse em qual carro ela será implementada. Trata-se de um propulsor exclusivo no mercado e com excelente média de consumo.

Segundo a Nissan, a tecnologia e-Power usa um motor a combustão interno para recarregar esse propulsor elétrico, dispensando, assim, o carregamento externo feito em modelos híbridos plug-in, como o Volvo XC60, por exemplo. Mas, diferentemente do que acontece com sua concorrente e o sedã Honda Accord, o módulo a combustão está sempre ativo agindo para manter o elétrico ativo e carregado.

“A chegada do e-Power, uma tecnologia patenteada da Nissan, aos mercados da América do Sul, é mais uma demonstração do compromisso da nossa marca de oferecer aos clientes o melhor de seu portfólio e de que continuamos impulsionando o caminho para a eletrificação”, disse Ricardo Flammini, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda para a Nissan América do Sul, durante o Nissan Innovation Week.

Motor elétrico do conjunto e-Power da Nissan (Imagem: Divulgação/ Nissan)

A promessa é de que os carros equipados com a tecnologia e-Power, como o já existente Nissan Sentra em mercados do exterior, tenham médias de consumo superiores a 20km/l. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla Hybrid, que tem um sistema híbrido convencional, tem médias que beiram exatamente os 20 km/l — ao menos em nossos testes com gasolina.

Qual será o carro híbrido da Nissan no Brasil?

A Nissan tem um portfólio curto, mas interessante no Brasil, e essa seria uma ótima oportunidade de expandi-lo. Com a nova geração do Nissan Sentra já confirmada, mas sem a garantia de que a versão híbrida vai chegar, as fichas podem ser depositadas em um Nissan Kicks com a tecnologia e-Power, que ficaria bem mais competitivo em termos de desempenho e é algo que a própria montadora já avisou que faria tempos atrás.

A nova geração do Nissan Sentra estava presente em evento em São Paulo (Imagem: Divulgação/ Nissan)

Por outro lado, seu preço mais elevado o faria brigar com modelos maiores, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, algo que não faria muito sentido. Na Europa, a Nissan tem um SUV de porte médio, o X-Trail, mas sua vinda ao Brasil não parece muito plausível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here