A Nissan confirma que terá um carro híbrido com a tecnologia e-Power no Brasil no ano que vem, mas não especificou qual será o modelo. A marca japonesa pretende focar no uso do etanol como alternativa mais sustentável.
Não é a primeira vez que a Nissan cita o e-Power como uma alternativa para o Brasil. A marca considera lançar um carro híbrido com a tecnologia desde 2017 e chegou a fazer estudos com o Kicks, produzido em Resende (RJ). Os planos foram adiados com o avanço da pandemia e da crise econômica, e a marca passou a desconversar quando questionada sobre o assunto.
O e-Power é um sistema híbrido exclusivo da Nissan, bem diferente da tecnologia utilizada por outras fabricantes, como a rival Toyota. O sistema também é composto por dois motores, um a combustão e outro elétrico, mas unidade térmica fica responsável por queimar o combustível e convertê-lo em eletricidade, como um gerador.
Diferentemente dos híbridos convencionais, os carros e-Power são movidos o tempo todo por eletricidade — Foto: Divulgação
A energia elétrica fica armazenada em um conjunto de baterias. Ela então é direcionada para o motor elétrico, que faz as rodas do carro girarem e seus sistemas eletrônicos funcionarem. A grande vantagem dessa tecnologia é que o conjunto de baterias pode ser menor em comparação com o de um híbrido convencional.
Diferentemente dos carros dessa categoria, como o Corolla Cross, os veículos e-Power são movidos o tempo todo por eletricidade, ainda que derivada da queima do combustível. A Nissan enxerga no etanol uma forma de deixar o sistema ainda mais sustentável, já que o combustível de cana-de-açúcar causa menos impactos ao meio ambiente que a gasolina.
O primeiro e-Power do Brasil
Nova geração do Sentra é candidata a ter o sistema e-Power no Brasil — Foto: Divulgação
A Nissan faz mistério sobre qual carro deverá ser o seu primeiro híbrido no Brasil, mas a tendência é que a fabricante escolha entre três modelos: Sentra, X-Trail e Kicks. O sedã médio será vendido no Brasil a partir do primeiro semestre do ano que vem e tem em sua linha uma versão e-Power que roda até 25 km/l.
Nissan X Trail é conhecido como Rogue nos Estados Unidos — Foto: Divulgação
O X-Trail, por sua vez, é um sonho antigo da Nissan do Brasil. O SUV foi mostrado no Salão do Automóvel de 2018 em uma versão híbrida convencional, mas nunca foi lançado por aqui. Além do sistema e-Power, a nova geração do modelo tem tração 4×4.
O Kicks é outro candidato forte, mas uma versão e-Power também teria de ser importada. Incorporar uma tecnologia como essa em um carro nacional demandaria muitos investimentos na modernização na fábrica de Resende.
A Nissan já quis produzir o Kicks e-Power no Brasil, mas foi frustrada pela pandemia e a crise econômica — Foto: Divulgação
Esse foi o caminho adotado pela Jeep no lançamento do Compass 4xe. Enquanto as versões a combustão são produzidas em Goiana (PE), o modelo híbrido é importado da Itália. O Kicks poderia seguir o mesmo caminho, porém, vindo do México.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.