Depois de perder mercado para marcas norte-americanas e europeias ao redor do mundo, as montadoras japonesas retomam a ofensiva. E o SUV elétrico Nissan Aryia é uma das apostas.
De acordo com a estratégia da Nissan, que passará a vendê-lo no Japão na metade do ano que vem, a novidade chegará também ao Brasil, após outros países. Desembarca nos EUA no fim de 2021, enquanto que na Europa e nos demais mercados, a partir de 2022.
Por enquanto, a Nissan diz apenas que o Aryia será vendido no Brasil, mas sem data definida. O modelo é uma das evidências acerca da baixa velocidade em que os carros elétricos estão chegando ao País, decorrente, principalmente, da alta do dólar.
Estreia novas tecnologias
Fabricado sobre uma nova plataforma que será utilizada em outros futuros projetos elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o Nissan Ariya é um SUV de porte médio, com 4,595 m de comprimento e entre-eixos de 2,775 m. Bem maior que o Kicks , que é 30 cm mais curto.
Com uma carroceria que segue o estilo SUV cupê
, os detalhes que mais chamam a atenção são o logo na grade dianteira, que é iluminado por 20 LEDs, além das grande rodas (de 19″ ou 20″) e dos finos faróis de LED compostos por quatro projetores de 20 mm.
Já no interior, o painel é minimalista e quase não traz botões, enquanto o quadro de instrumentos digital forma um conjunto único de telas com o sistema multimídia. Confira mais detalhes nas imagens do vídeo abaixo.
No pacote tecnológico, o grande destaque é o sistema de condução semi autônoma Pro Pilot 2.0, que utiliza um conjunto de sete câmeras, radares e 12 sensores ultrassônicos, além dos mapas 3D do sistema de navegação, para permitir a condução do veículo em uma rota pré-determinada quase sem a interferência do condutor. Outro destaque é o Pro Pilot Remote Park, que permite ao motorista fazer manobras de estacionamento de fora do carro.
O SUV elétrico
conta com duas opções de bateria (de 65 kWh ou 90 kWh) e quatro níveis de potência, com um motor (tração dianteira, de 218 e 242 cv) ou dois propulsores (tração integral, 340 e 394 cv).
Na configuração mais simples, com bateria de 65 kWh e motor de 218 cv, o Ariya é capaz de rodar até 450 km (ciclo WLTC Japan). Já na topo de linha, de 394 cv e bateria de 90 kWh, o SUV é capaz de rodar até 580 km.
A maior autonomia do Nissan Ariya
, porém, está reservada para a configuração com motor de 242 cv e a bateria de 90 kWh, que pode rodar até 610 km na estimativa da marca japonesa.