Equipamento com capacidade de 360 kW é piloto de projeto que deve se espalhar também pela Suécia
A Noruega acaba de ganhar dois carregadores para carros elétricos do modelo Terra 360, que prometem carregar totalmente um carro elétrico em apenas 15 minutos. O equipamento tem potência máxima de 360 kW, o que é bem mais do que a maioria dos carregadores rápidos atuais, cuja potência varia entre 50 e 150 kW.
Os carregadores ficam na estância de esqui norueguesa da cidade de Geilo e no Oasen Shopping Center, na cidade de Bergen, a segunda maior do país. Cada um pode carregar simultaneamente dois veículos. O projeto é resultado de parceria entre a Eviny e a ABB, ambas fornecedoras de carregadores para carros elétricos.
Carga sob clima severo
Essas instalações vão servir como um piloto e deverão ser seguidas por uma implantação mais ampla na Noruega e na Suécia. Segundo as empresas, elas servem como uma demonstração da capacidade da tecnologia de funcionar em condições climáticas extremas.
A Noruega, que tem um território pouco maior do que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro somados, tentase tornar o primeiro país a acabar com a venda de veículos a gasolina e diesel até 2025. Os carros elétricos puros foram 64,5% de todos os automóveis novos comercializados em 2021 – quase dois a cada três veículos. A Eviny já tem mais de 400 carregadores rápidos atualmente instalados em mais de 150 locais em todo o país.
“A transição para a mobilidade elétrica está acontecendo de forma muito rápida aqui na Noruega e, para continuar liderando a mudança, precisamos dos carregadores mais rápidos. Estamos orgulhosos em sermos os primeiros no mundo a usar o Terra 360 da ABB”, afirmou, em nota, Jannicke Hilland, CEO da Eviny.