Tecnologia
|
07/06/2021
|
16h0
Segundo empresa, modelo é mais aerodinâmico e permite maior economia e autonomia
REDAÇÃO AB
Nesta semana, a startup britânica Page-Roberts apresentou ao mundo seu conceito para baterias de carros elétricos: o posicionamento vertical. No design da empresa, a bateria é posicionada verticalmente entre os bancos, em vez de deitada entre os dois eixos, como é feito tradicionalmente.
Esse posicionamento, segundo a empresa, faz com que o espaço para a bateria seja maior, permitindo, portanto uma autonomia também maior (cerca de 30%). Uma desvantagem é que, com a mudança, os bancos de trás precisam mudar de direção, ficando voltados para a parte traseira do carro. Além disso, a mudança cria um problema: a parte de baixo é onde geralmente fica o sistema de resfriamento do carro. Para onde vai esse mecanismo agora?
Essas perguntas ainda não estão respondidas, uma vez que a Page-Roberts, por enquanto, só tem o desenho. “O layout de skate virou o padrão da maioria dos veículos elétricos, mas isso resulta em carros mais altos, com maior perda aerodinâmica e taxa de consumo de energia”, afirmou o CEO da startup, Freddy Page-Roberts, em comunicado à imprensa.
“O aumento em tamanho e peso diminui drasticamente a autonomia. Ao simplesmente mover o lugar da bateria, encontramos uma solução muito mais efetiva”, defende ele. |
Segundo a empresa, o modelo com bateria vertical tem até 100 kg a menos que os tradicionais. Além disso, o desenho mais aerodinâmico permitiria uma economia de até 30% no consumo de energia e diminuiria os custos de produção.
A Paige-Roberts vai se tornar uma player importante no mercado de elétricos? Ainda não sabemos – por enquanto, é uma empresa nanica com dois funcionários no LinkedIn (o CEO e um diretor de projetos) e até mesmo sem um site oficial. Mas, com a exigência de modelos específicos de bateria e carroceria, ela terá um desafio e tanto pela frente.
Tags: carro elétrico, bateria vertical, tecnologia, Page-Roberts, startup.