Uma nova geração do Duster deve chegar em breve no mercado internacional. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo site francês L’Argus, a terceira encarnação do modelo está em pleno desenvolvimento e chegará ao mercado por volta de 2024. Se as informações realmente forem confirmadas, o modelo deve trazer uma série de inovações, tanto do ponto de vista estético quanto técnico.
A atual plataforma utilizada no Duster deve ser aposentada, sendo substituída pela nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault. Essa é a mesma plataforma que é utilizada nas atuais gerações do Logan e também do Sandero. A nova base vai permitir que o carro tenha avanços importantes tanto em termos de segurança quanto também de dirigibilidade.
O novo Duster deve chegar com motor a combustão, que não deve ser o 1.6 como nos primos. O que tudo indica é que a nova geração do Duster se utilize dos motores com ciclo Atkinson (o mesmo usado pelos carros híbridos Toyota), com o motor 1.8, que é naturalmente aspirado.
O sistema da nova geração do Duster deve ter dois motores elétricos, formando um conjunto híbrido completo. Em relação ao design, o modelo deve seguir a cartilha do Bigster Concept, que deve dar origem a um SUV maior do que o próprio Duster em 2025 e que deve ser utilizado como principal inspiração.
A geração atual do Duster que é vendido no mercado brasileiro está sendo vendido a apenas um ano e meio. Por isso, a chegada de uma nova geração especificamente no Brasil aiunda deve demorar um pouco. Antes disso, o Duster deve ganhar uma reestilização de meia-vida, com o motor 1.3 turbo.