Ainda sem informações de preço e lançamento, nova Kombi elétrica da Volkswagen tem visual disruptivo e moderno; modelo é previsto para final de 2022 – crédito: Reprodução/VW

A Kombi elétrica da Volkswagen pretende se destacar no mercado como sendo o ‘melhor carro autônomo do mundo’. A montadora está se empenhando para que os investimentos feitos sejam suficientes para realizar tal façanha    

A Volkswagen anunciou esta semana que irá aplicar um investimento de 1,9 bilhão de Libras, em torno de R$14 bilhões, para que a Kombi elétrica possa ser considerada o melhor modelo de carro autônomo do mundo. O investimento feito pela Volkswagen foi na startup Argo AI, que é especializada em carros elétricos autônomos. A startup será responsável por criar a tecnologia para a nova Kombi elétrica da Volkswagen, que será chamada de ‘ID. BUZZ’.

Leia também

Previsão de lançamento do ‘ID. BUZZ’

A Volkswagen confirmou que o lançamento oficial do ‘ID. BUZZ’ será já no próximo ano, 2022. Entretanto, o plano para tornar o ID. BUZZ em um carro elétrico totalmente autônomo, se estenderá um pouco mais, pois a previsão para que ele “dirija sozinho” é até o ano de 2025.

Assim que a Kombi elétrica for lançada, o veículo deverá ser nível 3 em funcionalidade autônoma, onde um motorista humano possa assumir o controle do veículo. Mas estima-se que em meados de 2030, uma atualização seja feita na Kombi elétrica, encaminhando-a ao nível 4.

Volkswagen pretende transformar Kombi elétrica no ‘melhor carro do mundo’

ID. BUZZ: nova Kombi elétrica da Volkswagen quer ser “o melhor autônomo do mundo” – Olhar Digital/Youtube

De acordo com a Volkswagen, ao longo dos próximos quatro anos, será iniciado um esquema de compartilhamento de caronas com o ID. BUZZ, que já virão equipados com sistema de direção autônoma. Os testes na Kombi elétrica já estão sendo realizados em uma pista disponível somente à Volkswagen, em Munique, na Alemanha.

A Volkswagen já estima levar o modelo ID. BUZZ às principais vias públicas, muito em breve. Esse sistema de caronas será gerenciado pelo setor de mobilidade da Volkswagen, chamado Moia. Esse setor de mobilidade da Volkswagen também gerencia o serviço de compartilhamento de caronas utilizando um micro-ônibus elétrico personalizado.

A montadora quer fazer com que sua Kombi elétrica seja o melhor carro do mundo para seus clientes, e por isso tem feito investimentos significativos para que isso de fato se concretize.

Experiência de usuário diferenciada na Kombi elétrica Volkswagen

Dentre os mais diversos testes que foram realizados, foi observado que uma versão do protótipo do modelo que foi exibida em outubro deste ano, foi possível ver que o veículo possuía uma série de sensores montados em seu teto, um deles sendo o sensor LiDAR, que possui maior alcance em operação, sendo capaz de identificar perigos complexos, como por exemplo carros pretos ofuscados em até 400 metros.

De acordo com o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, a montadora está buscando estreitamente os mais altos níveis de complexidade possíveis nos testes que estão sendo realizados na Kombi elétrica.

Bryan Salesky, fundador e CEO da Argo AI, relatou que o sistema de compartilhamento autônomo de caronas que será instalado na Kombi deverá ter maior viabilidade e interesse nos grandes centros das cidades, principalmente para que seja usado por empresas de todos os ramais que realizam entrega nas cidades e também será grande aliado na prestação de serviços de transporte alternativo de passageiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here