A Exeed, marca de luxo da Chery, virá ao Brasil no início de 2021 trazida pelo Grupo Caoa. Criada em 2017 e focada em SUVs, a Exeed conta com quatro modelos. Embora a Caoa não confirme, todos devem ser lançados no mercado brasileiro. O mais provável é que o primeiro a chegar seja o compacto LX.
A vinda da Exeed foi antecipada pelo Jornal do Carro no início de 2018. Em novembro do mesmo ano, o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, confirmou o lançamento da marca no País.
A Exeed faz parte e uma nova investida da Caoa no Brasil. Além da marca de luxo, o grupo trará dois novos carros da Caoa Chery. A empresa é fruto da união da empresa brasileira com a chinesa.
Exeed surgiu em 2017
O primeiro será o Arrizo 6. O sedã rival de Corolla, Civic & Cia será feito em Jacareí (SP). O outro será o Tiggo 8, único SUV de sete lugares feito no País – a produção será em Anápolis (GO). Ambos estreiam no mercado brasileiro ainda neste ano.
A Exeed foi revelada durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), em 2017. A marca de luxo foi criada pela chinesa Chery para disputar compradores de carros das alemãs Audi e BMW, da japonesa Lexus e da norte-americana Cadillac, entre outras.
Para criar a marca, a Chery contratou engenheiros e projetistas especializados em carros de luxo. Esses profissionais vieram de empresas como Mercedes, BMW e Jaguar Land Rover.
Caoa fará SUVs em Goiás
O objetivo é dissociar a Exeed da imagem de carro barato e com acabamento de baixa qualidade. Esse estigma costumava acompanhar os produtos de fabricantes chinesas. A promessa de garantia total de sete anos também visa contribuir para valorizar os novos produtos.
Ainda não há detalhes sobre quais modelos (todos SUVs) virão ao Brasil. A maior aposta é que o primeiro a chegar, no início de 2021, seja o LX (acima). Isso porque o compacto utiliza a mesma mesma plataforma dos Caoa Tiggo 5x, 7 e 8.
A linha Exeed será feita em Anápolis (GO). Nessa planta, que pertence ao grupo brasileiro, a Caoa Chery já produz os Tiggo 5x e 7. E fabricará o Tiggo 8 a partir do fim deste ano.
Base compartilhada
Os primeiros modelos da marca, TX (foto acima) e TXL, são basicamente o mesmo carro. A diferença é que o primeiro tem 2,71 metros de distância entre os eixos e leva cinco pessoas. No caso do TXL, além dos 2,8 m de entre eixos há sete assentos.
O LX chegou no fim de 2019. O menor SUV da marca tem 4,63 m de comprimento e 2,65 m de distância entre eixos. E, assim como os “irmãos”, se destaca pela enorme lista de itens de série.
Neste ano deve chegar ao mercado chinês o VX (abaixo). O modelo de topo da Exeed tem 4,97 m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos.
Aposta na eletrificação
Todos os quatro SUVs da marca têm o mesmo trem de força. O motor é 1.6 turbo a gasolina com injeção direta e 197 cv de potência. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens.
Outra possibilidade são versões híbridas. O protótipo do Exeed TX (foto abaixo) revelado em Frankfurt era um híbrido do tipo plug-in. Esse tipo de tecnologia permite que as baterias sejam recarregadas em tomadas.
Em redes elétricas convencionais, como as de casas e escritórios, a recarga completa pode ser feita em cerca de quatro horas. Com um recarregador rápido dá para recarregar 80% das baterias em 30 minutos.
Autonomia de 70 km
No protótipo o motor a combustão era 1.5 Turbo de 150 cv. Trata-se do mesmo quatro-cilindros utilizado nos Chery Tiggo 5x e Arrizo 5. O elétrico, por sua vez, gera cerca de 115 cv.
Segundo informações da Chery, o Exeed TX híbrido pode rodar, em média, 55 km com um litro de gasolina. No modo 100% elétrico, a autonomia é de cerca de 70 km.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!